O Sociedade Desportiva da África (SDA), ou os Leões da África, como é conhecido pela sua torcida está realizando uma série de amistosos em preparação para a temporada de 2014. Vice-campeã pelo Centro Desportivo do Santa Catarina, a equipe leonina realiza treinos periódicos na semana e no fina de semana faz jogos amistosos. O intento da direção é que este ano eles vão vão levar o primeiro lugar da temporada. Outro motivo, é que este ano é de Copa do Mundo, e no Brasil, por isto é uma temporada histórica e o SDA quer deixar seu nome registrado neste ano.
Os treinos do SDA acontem no Beira Rio, o campinho que fica ao lado do Rio Doce, bem próximo a sua sede. Nos domingos de amistosos, depois dos jogos, tudo termina em festa, com muito samba, churrasco e cerveja, que ninguém é de ferro.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Curitiba de Pajuçara está sem campo para jogar e pode se filiar ao Centro Desportivo do Santa Catarina
| Gol de empate do Curitiba 1 x 1 com o Gama no Piabão |
Mas, não vai ser uma tarefa fácil, pois sem patrocínio até o momento, a saída é a diretoria custear as despesas. Por outro lado, se os jogos fossem no Pajuçara, isto representaria uma economia para a equipe.
Para fugir de indenizações, trecho de acesso ao aeroporto Aluízio Alves será pelo Rio Doce e Gramorezinho
![]() | |
| Terraplanagem é encoberta por cortina vegetal no Rio Doce |
Antes de optar pelo projeto atual, os primeiros estudos
apontavam para a ampliação da Avenida João Medeiros Filho e da Thomaz Landim. A outra aposta foi na ligação da Ponte Newton
Navarro pela Moemia Tinoco e, na altura do Gramorezinho, o percurso seria
desviado para a Avenida das Fronteiras. Neste projeto, foram executadas algumas
obras visando facilitar abrir espaço para a sua execução. Inclusive algumas
desapropriações foram feitas no conjunto Soledade II e notificações na Avenida
das Fronteiras. Também um viaduto foi construído, o do Santa Catarina.
Mas, o impasse maior aconteceu na altura de um trecho
conhecido com “S das Fronteiras”. Neste trecho das Fronteiras, construções
irregulares afunilaram a avenida e na
altura da Thomaz Landim foram construídas grandes lojas, o que se agravou ainda
mais o problema.
Neste projeto seria construído um complexo de túneis na
altura do Nordestão do Gancho. Em conversa com um funcionário do Nordestão, ele
me informou que a direção do supermercado estava estudando reformas no prédio
da loja em vista de que o estacionamento seria indenizado. Neste projeto, seria
construído uma sobreloja e no térreo ficaria para estacionamento.
Entretanto, com o novo trajeto ao acesso ao aeroporto, o
poder público se livrou destes conflitos. Tanto politicamente, quanto na
economia, a curto prazo, a administração municipal e estadual sairão lucrando.
Porém, dentro de alguns anos, a ressaca vai ser sentida. O trecho vai cortar
uma reserva natural muito rica. A estrada crescerá os olhos do investimento
imobiliário e a urbanização desta área será inevitável. Com ela, vegetações
serão destruídas e em consequência, o complexo de lagoa secará. Entre estas
lagoas, estão a de Extremoz, Lagoa Azul e o Rio Doce. Aliás, estes dois últimos
já vêm sofrendo com ocupações irregulares. Apenas elas serão aceleradas com a
nova estrada asfaltada.
Estudos hidrográficos tem comprovado de que estas lagoas tem uma especialidades. Elas não são alimentadas por rios afluentes, mas por águas que brotam naturalmente pela vegetação nativa. Ou seja, são os conhecidos "olheiros d'água". Logo, ao destruir a vegetação, elas não receberão mais água e secarão.
Estudos hidrográficos tem comprovado de que estas lagoas tem uma especialidades. Elas não são alimentadas por rios afluentes, mas por águas que brotam naturalmente pela vegetação nativa. Ou seja, são os conhecidos "olheiros d'água". Logo, ao destruir a vegetação, elas não receberão mais água e secarão.
domingo, 26 de janeiro de 2014
Amigos de Gramorezinho, um projeto que visa a produção de hortaliças orgânicas para o mercado natalense
| Propriedade em que o agricultor aderiu ao cultivo orgânico |
A foto ao lado, mostra a primeira propriedade a ser vista pelo visitante. Ela fica no entroncamento da Moemia Tinôco com a BR 101
Os agricultores inseridos no projeto, além da implantação da
prática, o Ministério da Agricultura exige a comprovação da manutenção continuada
da agricultura orgânica. Estes agricultores podem participar de eventos, como
uma feirinha organizada pelo Ministério do Meio Ambiente. As feiras acontem em Candelária
(quinzenalmente nas quartas-feiras) e na sede da Semurb (semanalmente nas
quintas-feiras). As feirinhas passarão a ser chamadas de Feirinhas de
Hortaliças Orgânicas do Projeto Amigo Verde Gramorezinho.
Só pode ser qualificada como hortaliça orgânica se o seu
produtor possuir o certificado do Ministério da Agricultura ou se apresentar o
Selo Orgânico do produto, que é concedido por uma empresa de auditoria
específica, também autorizada pelo Ministério da Agricultura.
A agricultura orgânica é considerada pela Organização das
Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como determinante para se
garantir a segurança alimentar da população, formar cinturões verdes urbanos e
assegurar a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade. Mas, a
produção de hortaliças orgânicas torna-se um grande desafio porque exige a
eliminação completa de agrotóxicos e de produtos químicos na plantação. E,
depende de treinamentos, controle e acompanhamento técnico permanente dos
agricultores.
Asfalta pode ameaçar o cinturão verde de Natal
| Pequenos produtores temerosos com o seu futuro |
A área é irrigada pelo complexo de lagoas de Extremoz, que tem em Natal a Lagoa Azul como a mãe de outras pequenas lagoas.
Mas, a grande preocupação dos moradores desta área é de que a especulação imobiliária culmine por despejar os nativos. Inclusive, os pequenos produtos estão enfrentando problemas pela exigência da Promotoria do Meio Ambiente. Nesta área, o produtor tem de cultivar suas hortaliças somente com a adubação orgânica. Segundo o João Maria, um dos produtores de Gramorezinho informou que é impossível a produção exclusivamente orgânica, em vista de que seria necessário um pesado investimento na infraestrutura do terreno. João Maria informou que para isto seria necessário a construção de estufas, irrigação mecânica, entre as séries de investimento, o que está além das possibilidades econômicas dele e de outros produtores da área.
Acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante vai cortar complexo de Lagoas de Extremoz
| No canto esquerdo da lagoa vai passar a pista asfáltica |
A ocupação do solo vem baixando os níveis d'água do complexo lacustre que formam o chamado "cinturão verde de Natal".
Olho D'Água de São Gonçalo vence o Milan de Monte Alegre por 2 a 0 e segue invicto na temporada de 2014
| Jogo amistoso aconteceu no Beira Rio, na Redinha |
Mesmo sendo uma partida amistosa, as duas equipes entraram em campo dispostos a sair de campo com uma vitória. Mas, o fato é que o Olho D'Água iniciou o jogo indo para cima de seu adversário. Enquanto isto, o time de Monte Alegre apostou nos contra-ataques, e se plantando na defesa e apostar no meio de campo para fazer ir a área do time de São Gonçalo. Assim foi o tom da partida no primeiro tempo, mas as duas equipes não conseguiram abrir o marcador.
No segundo tempo, o time do Olho D'Água voltou com força total e cnseguiu abrir o marcador com Sidney. Minutos depois, Aldair ampliaria o marcador e fecharia o placar em 2 a 0.
Além deste lance, o Zona Norte em foco postou mais 28 fotos do lance da partida na página deste facebook abaixo: https://www.facebook.com/pages/Esporte-Amador-da-Grande-Natal/160565340803807?sk=photos_albums
Assinar:
Postagens (Atom)
