Vida natural

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Curitiba de Pajuçara está sem campo para jogar e pode se filiar ao Centro Desportivo do Santa Catarina

Gol de empate do Curitiba 1 x 1 com o Gama no Piabão
Sem campeonato em seu bairro sede, o Curitiba de Pajuçara está realizando partidas amistosas em campos de outros centros desportivos como forma de manter a equipe em forma. Mas, é desejo de sua diretoria disputar um campeonato nesta temporada, e, tudo indica, que o centro a ser escolhido será o de Santa Catarina. No último domingo, a equipe do Pajuçara enfrentou o Gama de Santa Catarina, no Piabão, campo sede do Centro Desportivo do Santa Catarina.
Mas, não vai ser uma tarefa fácil, pois sem patrocínio até o momento, a saída é a diretoria custear as despesas. Por outro lado, se os jogos fossem no Pajuçara, isto representaria uma economia para a equipe.

Para fugir de indenizações, trecho de acesso ao aeroporto Aluízio Alves será pelo Rio Doce e Gramorezinho

Terraplanagem é encoberta por cortina vegetal no Rio Doce
Após sofrer três modificações, o projeto de acesso ao Aeroporto Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante, pela zona norte está, finalmente, sendo executado.  As modificações aconteceram devido a inviabilidade de se construir vias duplas passando por dentro dos conjuntos e loteamentos da desta região de Natal com suas ruas estreitas, o que iria desapropriar centenas de imóveis e tornando a obra a um valor muito alto. Mas, quem vai sair no prejuízo vai ser o meio-ambiente, em vista de que a via vai ligar a Ponte Newton Navarro a BR 101, com o asfalto cortando o chamado cinturão verde de Natal, banhado por lagoas que despejam suas águas no já poluído Rio Doce. O trecho estará pronto no final de março.
Antes de optar pelo projeto atual, os primeiros estudos apontavam para a ampliação da Avenida João Medeiros Filho e da Thomaz Landim.  A outra aposta foi na ligação da Ponte Newton Navarro pela Moemia Tinoco e, na altura do Gramorezinho, o percurso seria desviado para a Avenida das Fronteiras. Neste projeto, foram executadas algumas obras visando facilitar abrir espaço para a sua execução. Inclusive algumas desapropriações foram feitas no conjunto Soledade II e notificações na Avenida das Fronteiras. Também um viaduto foi construído, o do Santa Catarina.
Mas, o impasse maior aconteceu na altura de um trecho conhecido com “S das Fronteiras”. Neste trecho das Fronteiras, construções irregulares  afunilaram a avenida e na altura da Thomaz Landim foram construídas grandes lojas, o que se agravou ainda mais o problema.
Neste projeto seria construído um complexo de túneis na altura do Nordestão do Gancho. Em conversa com um funcionário do Nordestão, ele me informou que a direção do supermercado estava estudando reformas no prédio da loja em vista de que o estacionamento seria indenizado. Neste projeto, seria construído uma sobreloja e no térreo ficaria para estacionamento.
Entretanto, com o novo trajeto ao acesso ao aeroporto, o poder público se livrou destes conflitos. Tanto politicamente, quanto na economia, a curto prazo, a administração municipal e estadual sairão lucrando. Porém, dentro de alguns anos, a ressaca vai ser sentida. O trecho vai cortar uma reserva natural muito rica. A estrada crescerá os olhos do investimento imobiliário e a urbanização desta área será inevitável. Com ela, vegetações serão destruídas e em consequência, o complexo de lagoa secará. Entre estas lagoas, estão a de Extremoz, Lagoa Azul e o Rio Doce. Aliás, estes dois últimos já vêm sofrendo com ocupações irregulares. Apenas elas serão aceleradas com a nova estrada asfaltada.
Estudos hidrográficos tem comprovado de que estas lagoas tem uma especialidades. Elas não são alimentadas por rios afluentes, mas por águas que brotam naturalmente pela vegetação nativa. Ou seja, são os conhecidos "olheiros d'água". Logo, ao destruir a vegetação, elas não receberão mais água e secarão.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Amigos de Gramorezinho, um projeto que visa a produção de hortaliças orgânicas para o mercado natalense

 Propriedade em que o agricultor aderiu ao cultivo orgânico
O acesso ao Aeroporto de São Gonçalo via ponte Newton Navarro vai cortar o cinturão verde Natal, que inclui dezenas de pequenas propriedades rurais. São plantadores de hortaliças, onde a maioria, ou seja, um total de 120  estão incluídos no projeto “Amigos de Gramorezinho, onde os produtores tem de cultivarem suas hortaliças sem agrotóxicos.
A foto ao lado, mostra a primeira propriedade a ser vista pelo visitante. Ela fica no entroncamento da Moemia Tinôco com a BR 101
Os agricultores inseridos no projeto, além da implantação da prática, o Ministério da Agricultura exige a comprovação da manutenção continuada da agricultura orgânica. Estes agricultores podem participar de eventos, como uma feirinha organizada pelo Ministério do Meio Ambiente.  As feiras acontem em Candelária (quinzenalmente nas quartas-feiras) e na sede da Semurb (semanalmente nas quintas-feiras). As feirinhas passarão a ser chamadas de Feirinhas de Hortaliças Orgânicas do Projeto Amigo Verde  Gramorezinho.
Só pode ser qualificada como hortaliça orgânica se o seu produtor possuir o certificado do Ministério da Agricultura ou se apresentar o Selo Orgânico do produto, que é concedido por uma empresa de auditoria específica, também autorizada pelo Ministério da Agricultura.
A agricultura orgânica é considerada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como determinante para se garantir a segurança alimentar da população, formar cinturões verdes urbanos e assegurar a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade. Mas, a produção de hortaliças orgânicas torna-se um grande desafio porque exige a eliminação completa de agrotóxicos e de produtos químicos na plantação. E, depende de treinamentos, controle e acompanhamento técnico permanente dos agricultores.

Asfalta pode ameaçar o cinturão verde de Natal

Pequenos produtores temerosos com o seu futuro
Além das belas lagoas, quando o turista que chegar a Natal via Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, ao entrar no território de Natal, depois de deixar o município de Extremoz, vai deparar com um dos mais lindos cartões postais da capital potiguar. É o chamado "cinturão verde de Natal", uma área situada entre as divisas de Natal e o município de Extremoz. São dezenas de pequenas propiedades agrícolas, onde os seus produtos vivem da plantação de árvores frutíferas e hortaliças.
A área é irrigada pelo complexo de lagoas de Extremoz, que tem em Natal a Lagoa Azul como a mãe de outras pequenas lagoas.
Mas, a grande preocupação dos moradores desta área é de que a especulação imobiliária culmine por despejar os nativos. Inclusive, os pequenos produtos estão enfrentando problemas pela exigência da Promotoria do Meio Ambiente. Nesta área, o produtor tem de cultivar suas hortaliças somente com a adubação orgânica. Segundo o João Maria, um dos produtores de Gramorezinho informou que é impossível a produção exclusivamente orgânica, em vista de que seria necessário um pesado investimento na infraestrutura do terreno. João Maria informou que para isto seria necessário a construção de estufas, irrigação mecânica, entre as séries de investimento, o que está além das possibilidades econômicas dele e de outros produtores da área.

Acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante vai cortar complexo de Lagoas de Extremoz

 No canto esquerdo da lagoa vai passar a pista asfáltica
A lagoa do Urubu,  um dos braços da Lagoa Azul, será uma entre tantas lagoas que os turistas que desembarcarem no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante irão ver. Porém, esperem que estas belezas naturais continuem sendo vistas e fotografadas por muito tempo, pois, a estrada vai provocar uma corrida desenfreada do setor imobiliário. O fato é que esta área já vem sendo ameaçada há muito tempo. No lado oposto, por trás daqueles morro (ao fundo da foto) o loteamento Esperança cresce em direção a Lagoa Azul.
A ocupação do solo vem baixando os níveis d'água do complexo lacustre que formam o chamado "cinturão verde de Natal".

Olho D'Água de São Gonçalo vence o Milan de Monte Alegre por 2 a 0 e segue invicto na temporada de 2014

Jogo amistoso aconteceu no Beira Rio, na Redinha
O Olho D'Água venceu mais uma partida na temporada de 2014. Desta feita, a vitória aconteceu contra a forte equipe do Milan de Monte Alegre, em jogo disputado no campo do Beira Rio, na Redinha. Sindney e Aldeir marcaram os gols da vitória do time de São Gonçalo do Amarante, ambos no segundo tempo, depois de um empate sem gols no tempo inicial de jogo.
Mesmo sendo uma partida amistosa, as duas equipes entraram em campo dispostos a sair de campo com uma vitória. Mas, o fato é que o Olho D'Água iniciou o jogo indo para cima de seu adversário. Enquanto isto, o time de Monte Alegre apostou nos contra-ataques, e se plantando na defesa e apostar no meio de campo para fazer ir a área do time de São Gonçalo. Assim foi o tom da partida no primeiro tempo, mas as duas equipes não conseguiram abrir o marcador.
No segundo tempo, o time do Olho D'Água voltou com força total e cnseguiu abrir o marcador com Sidney. Minutos depois, Aldair ampliaria o marcador e fecharia o placar em 2 a 0.
Além deste lance, o Zona Norte em foco postou mais 28 fotos do lance da partida na página deste facebook abaixo: https://www.facebook.com/pages/Esporte-Amador-da-Grande-Natal/160565340803807?sk=photos_albums

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Numa tarde de muitos gols e alto nível técnico das duas equipes, o Olho D' água vence o Atalanta por 4 a 3

Esta foi a segunda vitória seguida do Olho D'água em 2014    
Mesmo sendo um jogo difícil, o Olho D´água venceu o Atalanta por 4 a 3, em Barreiros. O placar apertado se deu por que as duas equipes fizeram    um futebol coeso e equilibrado confirmando o alto nível técnico das equipes que então entre as melhores de São Gonçalo. Além de um bom nível de jogo, tivemos duas viradas no placar, que sem dúvidas foi “o jogo” do final de semana. Esta foi a segunda vitória seguida do time de Barreiros na temporada. No domingo dia 12, ele venceu o Bahia, na Redinha por 2 a 0. No próximo final de semana, o Olho D'água vai a Monte Alegre enfrentar o Milan.
O Olho D'água entrou com uma formação e terminou com outra. Sidicarlos saiu machucado para dá lugar a Bruno, que foi para volante e deslocou Sidinaldo para zaga. A novidade do início de jogo foi um “losango” no meio-campo, formado com Vandeilton (mais fixo a frente da zaga), Bruno, Ivan e Ednaldo. O ataque foi composto com Sidnei e Eugênio.
Eu gosto dessa formação, mas neste caso, a ausência de outro volante mais marcador deixou a defesa extremamente exposta no primeiro tempo. Apesar de dominar do meio para frente e ter feito 2x0 no placar, com Sidinaldo e Sidnei, o time sofreu com os rápidos atacantes do Atalanta e permitiu o empate em apenas cinco minutos. Um dos gols contou com uma falha grotesca do nosso arqueiro Valdenir. O Olho D’água teve boa movimentação do meio para frente, mas faltou jogo dos laterais e o tal equilíbrio defensivo.
Veio à segunda etapa e Cícero percebeu a dificuldade da equipe dentro do jogo, o técnico promoveu uma mexida dupla, sacando Sidiclei e Bruno para colocar Miranda e Aldir. A equipe melhorou sua postura e atuou mais equilibrada, mas com apenas cinco minutos de bola rolando acabou tomando o gol da virada numa atrapalhada dos nossos defensores.
Mas foi em duas belas jogadas individuais que o Olho D’água voltou na frente do placar. A primeira Ednaldo colocando a bola na cabeça de Eugênio para empatar a partida, e a segunda, a bela arrancada e persistência de Ivan de seguir na jogada e deixar Aldir livre para romper a grande área e fuzilar na saída do gol.
Um Jogaço e festa da torcida. Um bom teste para vermos formações diferentes e tomarmos algumas conclusões: Mesmo com alguns desfalques e perdendo jogadores no decorrer da partida, mostramos que temos um elenco forte que vai brigar até o fim por um lugar ao sol.
Mas, entre perdas e ganhos, o importante é que neste jogo é que temos que avaliar essas mudanças. Acho positivo o que Cícero fez no jogo. Alterou, avaliou, modificou e mostrou para o torcedor o que tem nas mãos.
O jogo foi bem movimentado e equilibrado. Alguns detalhes determinaram o desenho da partida em favor do Olho D’água, entre eles o gol marcado por Aldir, fruto da belíssima jogada de Ivan e o talento e decisivo dos moleques Ednaldo, Sidnei e Eugênio. Depois da vitória deste domingo, o time descansa para o grande jogo com o Milan de Monte Alegre.