Cordelista e sanfoneira Tonha Mota é lembrada nos arraias |
Para este ano, o Cabaço manteve a tradição de trazer para os arraias muito brilho e elegância, com a maioria dos componentes vestidos de preto e branco, cores base do cordel. A quadrilha fez uma justa homenagem ao poeta popular paraibano Francisco das Chagas Batista.
Francisco das Chagas Batista nasceu na pequena Vila Teixeira (PB) em 1882 e faleceu em 1930. Filho de família pobre, ele vendia água e lenha para financiar seus estudos em Campina Grande. Em 1902, ele xilografava seu primeiro romance (folheto), "Saudades do Sertão". Em seguida, em 1905 o poeta foi morar no Recife onde passou a vender seus versos na capital pernambucana e em Olinda. Pai de 11 filhos, quatro deles seguiram a carreira do genitor: Paulo, Pedro, Maria das Neves e o folclorista Sebastião Nunes.
Mas, o Arraial do Cabaço também homenageou nomes da poesia popular potiguar. Entre elas, estavam Sirlia Lima e Tonha Mota. Sirlia é uma pedagoga, apaixonada por cordel, que passou a trabalhar em sala de aula poesia nordestina. Hoje ela desenvolve projetos voltados para publicação da poesia popular como forma de incentivar a leitura entre as crianças. Tonha Mota nasceu em Taperoá (PB), mas senta praça no solo potiguar. Forrozeira e cordelista, Tonha foi também outra homenageada pela quadrilha Cabaço. A quadrilha ainda trouxeu um trio de forró pé de serra, e tendo como destaque uma criança tocando fole.
Veja dezenas de fotos da apresentação do Arraia do Cabaço na Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_stream&tab=photos_albums
Veja dezenas de fotos da apresentação do Arraia do Cabaço na Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?sk=photos_stream&tab=photos_albums
Um comentário:
gostaria de saber onde consigo as fotos tiradas dentro de quadra...
Postar um comentário