Dezenas de capoeiristas de várias academias de Natal e interior do Estado estiveram reunidos na manhã de hoje na Área de Lazer do conjunto Panatis, Zona Norte de Natal. O evento foi uma roda de capoeira onde também alguns alunos receberam faixas dos seus mestres.
O evento foi organizado pelo Grupo de Capoeira Ritmo Brasileiro, que é dirigido pelo mestre Chaveirinho. O grupo ensaia semanalnamente na Área de Lazer.
A roda de capoeira deste domingo faz parte da série de eventos que os capoeiristas organizam anualmente com o objetivo de divulgar o esporte e também servir como intercâmbio de conhecimento entre os seguidores.
Entre os grupos e mestres que se fizeram presentes a roda e o batismo, estavam o mestre, Caio dos Anjos, do Arte Vida, mestre Juba, do Capitães de Areia, mestre Doda grupo Arte Negra, mestre Gato, do Salve Zumbi, contra mestre Gavião, do Grupo Raça, p professor Pica Pau, mestre Ozias, contra mestre Hélio,
No momento da entrega das cordas, que começou com a categoria mirim, o mestre Chaveirinho usou a palavra para lembrar que as duas crianças que seriam batizadas no evento, simbolizaria um marca das novas gerações de capoeiristas. O batismo deu continuidade com a entrega de cordas para as outras categorias.
domingo, 14 de junho de 2015
sábado, 2 de maio de 2015
Corrrida dos Comerciários bate recorde de participantes comn mais de 1.600 atletas na Itapetinga
A 6º Corrida de Rua do Comerciário, que neste ano aconteceu na Zona Norte de Natal, reuniu um público recorde com mais de 1.600 atletas inscritos. O evento que é tem a tradição de celebrar o Dia do Trabalhador teve a largada às 17h em frente ao Complexo Cultura de Natal, no Potengi, e depois dos atletas, percorrerem toda a extensão da Avenida da Itapetinga, no Santarém, retornaram ao ponto de largada, na Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha).
O eventos que é organizado pelo Serviço Social do Comércio marcou a celebração do Dia dos Trabalhadores. Durante todo o dia, equipes esportivas que vieram de todas as regiões do RN, fizeram acampamento nas dependências do Complexo Cultural de Natal.
Além das equipes esportivas de Natal e interior do Estado, academias e clubes esportivos também aproveitam o momento para realizarem o seu marketing. Assim desde cedo muita gente vestida com uniforme das academias desfilavam pelo local.
Também aconteceram sorteios, brincadeiras e disputas infantis, antes do início das competições adultas no masculino e feminino. Os mais de 1.600 atletas inscritos foram divididos em duas categorias, uma que correram 5 KM ( ida e vinda pela Itapetinga, a avenida tem 2,5 KM de extensão) e a outra, a dos atletas profissionais, 10 KM ou seja, 4 percurso na Itapetinga, duas de ida e duas de vinda).
Como é de praxe nestas competições, muita gente foi para rua somente pelo prazer de correr. Maria das Dores foi um exemplo disto. Ela correu ao lado de sua filhinha de 8 anos. As duas tinham um único objetivo participar do evento. O objetivo foi atingido e o melhor, as duas conseguiram realizar os 5 Km do percurso mesmo que chegando com o tempo de quase 2 horas.
O eventos que é organizado pelo Serviço Social do Comércio marcou a celebração do Dia dos Trabalhadores. Durante todo o dia, equipes esportivas que vieram de todas as regiões do RN, fizeram acampamento nas dependências do Complexo Cultural de Natal.
Além das equipes esportivas de Natal e interior do Estado, academias e clubes esportivos também aproveitam o momento para realizarem o seu marketing. Assim desde cedo muita gente vestida com uniforme das academias desfilavam pelo local.
Também aconteceram sorteios, brincadeiras e disputas infantis, antes do início das competições adultas no masculino e feminino. Os mais de 1.600 atletas inscritos foram divididos em duas categorias, uma que correram 5 KM ( ida e vinda pela Itapetinga, a avenida tem 2,5 KM de extensão) e a outra, a dos atletas profissionais, 10 KM ou seja, 4 percurso na Itapetinga, duas de ida e duas de vinda).
Como é de praxe nestas competições, muita gente foi para rua somente pelo prazer de correr. Maria das Dores foi um exemplo disto. Ela correu ao lado de sua filhinha de 8 anos. As duas tinham um único objetivo participar do evento. O objetivo foi atingido e o melhor, as duas conseguiram realizar os 5 Km do percurso mesmo que chegando com o tempo de quase 2 horas.
Marcel Miranda e Eugênia Maria vencem nos 10 KM da 6º Corrida de Rua dos Comerciáiros de Natal
Abaixo os medalhistas da 6º corrida de rua dos comerciários que aconteceu sábado (01) na Avenida Itapetinga, conjunto Santarém, Zona Norte de Natal.
A corrida reuniu mais de 1.600 atletas, nas categorias comerciário e geral, no gênero masculino e feminino.
A largada aconteceu às 17h, em frente ao Complexo Cultural de Natal, e depois dos atletas darem duas voltas de ida e vinda de toda a extensão da avenida do Santarém, retornaram ao Complexo Cultural, que fica na Avenida João Medeiros Filho, Estrada da Redinha.
COMERCIÁRIO FEMININO
1) MARIA NAZARÉ DA SILVA
2) MARIA PIEDADE DA COSTA
3) MARIA SONIA DE MEDEIROS COSTA
COMERCIÁRIO MASCULINO
1) JOSÉ PEREIRA DA SILVA
2) WILTON DA SILVA CAMBOIM
3) ALEXANDRE DANTAS FERREIRA
COMUNIDADE FEMININO
1) EUGÊNIA MARIA DANTAS
2) IVONETE MARROQUE EMILIANO
3) MARIA REJANE CAVALCANTE DE OLIVEIRA
COMUNIDADE MASCULINO
1) MARCIEL MIRANDA DE A. SILVA
2) JOSENILDO JANUÁRIO DA SILVA
3) PRISCILIANO RIBEIRO DA SILVA
Garotos esquentam o ambiente para as mini-maratonas do comercia em Natal 2015
Antes da largada da corrida de rua, aconteceram as disputas entre as crianças. Não foi maratona, mas disputas de 400 metros, que aconteceu num pequeno trecho da Avenida João Medeiros Filho, em frente ao Completxo Cultural de Natal.
Ao final de cada disputa, as crianças eram premiadas com medalhas. A corrida tinha como objetivo de incluir os garotos na modalidade esportiva e também esquentar o ambiente para que acontecessem as largadas das mini-maratonas de 5K e 10 Km pela Avenida Itapetinga, no conjunto Santarém, Zona Norte de Natal.
Ao final de cada disputa, as crianças eram premiadas com medalhas. A corrida tinha como objetivo de incluir os garotos na modalidade esportiva e também esquentar o ambiente para que acontecessem as largadas das mini-maratonas de 5K e 10 Km pela Avenida Itapetinga, no conjunto Santarém, Zona Norte de Natal.
sexta-feira, 1 de maio de 2015
Mesmo sendo um esporte de elite, tênis começa a fazer a cabeça dos moradores da Zona Norte de Natal
O tênis, um esporte que é mundialmente conhecido por ser praticado entre
a elite, está fazendo a cabeça de desportistas da Zona Norte, uma
região popular de Natal, a capital do RN. A prática do esporte, que
começou há mais de ano, graças ao empenho de Francisco Ivonésio, 42, que
montou uma quadra no Centro Desportivo do conjunto Niterói, e hoje reúne aproximadamente 50 atletas, no gênero feminino e masculino e em
todas as faixas de idade.
Filho de Zé Maria, 68, atleta que implantou o tênis no Rio Grande do Norte, Ivonésio sentiu a necessidade de fundar a escolinha no bairro onde mora atualmente. Sem incentivo, a não o seu amor pelo esporte, a escolinha sobrevive das taxas e contribuições voluntários do atletas e amigos apreciadores do esporte.
Como não podia deixar de ser, o único espaço encontrado na região foi ao lado do campinho de futebol de futebol, que fica nas dependências do Centro Desportivo do bairro. "Apresentei meu projeto e Mathias, o presidente do Centro aprovou".
Ivonésio lembra que tem enfrentado bastante dificuldades para tocar o seu projeto. Mesmo assim ele não se arrepende de nada que tem feito até agora e garante que ele vai continuar tocando em frente. "Sim, tudo é devagar, tenho poucos recursos. Mas, vou levando a frente e quem sabe se no futuro a Zona Norte não vai realizar grandes eventos de tênis"profetiza.
Mas, apesar das dificuldades, o início é que foi mais difícil ainda. "Tive de construir a quadra, comprar redes, bolas, raquetes e outros materiais", lembra. Ivosésio esclarece que falta muita coisa, entretanto os treinos estão acontecendo e quando menos se espera chega mais um simpatizante e assim vai aumentando o grupo.
Tênis é um esporte democrático que desenvolve o físico, o intelectual e o moral
Para o professor Ivonésio, a grande vantagem do tênis é o de ser um esporte muito democrático e inclusivo por excelência.
Assim, o tênis pode ser praticado por ambos os sexos e por pessoas de todas as faixas de idade. "Quem quiser praticar tênis, a partir dos 6 anos até os 90, pode vir que tem vaga", brinca.
Outro fato é que os treinos para principiantes podem ser realizados com categorias e gêneros ao mesmo tempo. E assim, pode vir toda a família e treinar junto. Até netos e avós juntos.
As aulas acontecem todos os dias da semana, de domingo a domingo, nas categorias iniciantes, intermediário e avançado. As aulas acontecem das 6h às 6h30 e tem aulão das 7h30 às 8h30.
Além de Invonésio, ainda ministram aulas os professores Matheus, Batista e Honorato, que contam com a ajuda do professor auxiliar André.
Quanto ao valor da matrícula, Ivonésio lembra que é um taxa simbólica, em que é toda revertida para a melhoria do espaço esportivo, Mesmo assim, ele ainda abriu dois dias na semana para aquelas pessoa que querem praticar o esporte e não tem condições de contribuir com a pequena taxa.
"O importante é que todos tenham acesso ao esporte"explica Ivonésio. Quanto ao esporte ser elitizado, é mais uma questão de estigma e também porque o Brasil tem tradição de praticar o futebol. Mas, é um esporte aberto a todos e que tem várias vantagens como melhorar a coordenação motora, o reflexo, inteligência criativa, decisão imediata e também o caráter, em vista de ser um esporte onde o respeito pelo adversário é um valor essencial.
Assim, o tênis pode ser praticado por ambos os sexos e por pessoas de todas as faixas de idade. "Quem quiser praticar tênis, a partir dos 6 anos até os 90, pode vir que tem vaga", brinca.
Outro fato é que os treinos para principiantes podem ser realizados com categorias e gêneros ao mesmo tempo. E assim, pode vir toda a família e treinar junto. Até netos e avós juntos.
As aulas acontecem todos os dias da semana, de domingo a domingo, nas categorias iniciantes, intermediário e avançado. As aulas acontecem das 6h às 6h30 e tem aulão das 7h30 às 8h30.
Além de Invonésio, ainda ministram aulas os professores Matheus, Batista e Honorato, que contam com a ajuda do professor auxiliar André.
Quanto ao valor da matrícula, Ivonésio lembra que é um taxa simbólica, em que é toda revertida para a melhoria do espaço esportivo, Mesmo assim, ele ainda abriu dois dias na semana para aquelas pessoa que querem praticar o esporte e não tem condições de contribuir com a pequena taxa.
"O importante é que todos tenham acesso ao esporte"explica Ivonésio. Quanto ao esporte ser elitizado, é mais uma questão de estigma e também porque o Brasil tem tradição de praticar o futebol. Mas, é um esporte aberto a todos e que tem várias vantagens como melhorar a coordenação motora, o reflexo, inteligência criativa, decisão imediata e também o caráter, em vista de ser um esporte onde o respeito pelo adversário é um valor essencial.
Assinar:
Postagens (Atom)