Vida natural

sábado, 1 de março de 2014

Com uma orquestra de sopro com 50 componentes e bonecos gigantes bloco do Siri esquenta a Redinha

Bloco do Siri traz frevo e culturas as ruas da Redinha
O carnaval esquenta mesmo na Redinha no sábado à tardinha, quando a Bando do Siri inicia os seus preparativos para a saída. A esta altura, os foliões já tiveram um aquecimento mais do que prolongado. É que desde às 15 horas, mais três agremiações carnavalescas já desfilaram pelo bairro. A primeira dela, o Baiacuzinho, formado somente por crianças, em seguida, "Seu Boga" que sai conjuntamente com "Só Nós".
Puxados por orquestra de metais, composta por 50 componentes, a banda do Siri tem esta característica, "incendiar às tardes de folia na Redinha, de sábado até a terça-feira. O bloco também costuma trazer a cultura do potiguar para a folia. Assim, com seus bonecos gigantes, ele lembra o folclore, os povos nativos potiguares e também antigos carnavais com seus bonecos gigantes e também um siri gigante, mascote do bloco.

Bloco "Só Nós" sai atrás de "Seu Boga", a mais irreverente agremiação carnavalesca da Redinha

"Seu Boga"  abre caminho "Só Nós" e a banda do Siri
Já pelo nome, "Seu Bogá dá para perceber que as brincadeiras no carnaval da Redinha não tem limites. Mas, neste tempo vale de tudo e ninguém vai esquentar. Nascido na Redinha, na realidade o bloco finda sendo uma homenagem a um distrito do município de Extremoz, "Boga", que foi grande produtor de bananas.
A irreverência do bloco vem conquistando os foliões, veranistas e moradores da Redinha. Assim, mesmo as que não caem na folia e ficam em casa, esperam ansiosas pela passagem do "Seu Boga". O mais intrigante, é que surgiu um outro bloco na Redinha, o "Só Nós". E como não havia tempo hábil para que acontecesse o desfile dos dois blocos separados, a organização do evento achou por bem marcar a saída dos dois blocos no mesmo horário. Ou seja, antes da tradicional banda do Siri. E assim foi cumprido. "Só Nós" sai atrás de "Seu Boga".

Bloco "Só Nós" sai em compacto com o "Seu Boga", mantendo a irreverência do carnaval da Redinha

O bloco "Só Nós" manteve a tradição de sair em compacto com o bloco "Seu Boga", na tarde de carnaval na Redinha. Assim, como na folia momesca basta um ligeiro motivo para sair uma brincadeira maliciosa, os integrantes do "Só Nós" parafrasearam. "Não tem jeito, é sempre assim, "Seu Boga" sai na frente e "Só Nós" atrás de "Seu Boca". O carnaval da Redinha é assim mesmo, muita alegria, e irreverência também.

Baiacuzinho é o primeiro bloco a percorrer as ruas da Redinha na tarde do sábado de carnaval de 2014

Bloco é formado por crianças acompanhadas de seus pais

O bloco Baiacuzinho, formado apenas por crianças puxou o primeiros do quatro blocos que animariam o sábado de carnaval na Redinha, em 2014. Puxados por uma bandinha de frevo e acompanhado pelos seus pais e familiares, as crianças com camisas do bloco e muitas delas fantasiadas chamaram a atenção de quem passava se encontrava na praia do litoral norte de Natal.

O bloco serve como um espécie de aquecimentos para os outros três que viriam a seguir: "Seu Boga", "Nós na Frente" e o "Blogo do Siri", o que puxa o maior número de foliões, sob o som do frevo tocado por um bandinha de 50 músicos.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Redinha dos Meus Amores abre o carnaval no bairro de pescadores lembrando os antigos bailes de fantasias

Adereços luxuosos lembraram o glamour dos antigos carnavais
O Redinha dos Meus Amores, manteve a tradição pelo seu 11º ano seguido de abrir o carnaval da Redinha, na noite da sexta-feira, que antecede o feriadão momesco. Mesmo com poucos integrantes, mas tendo como ponto alto muito luxo, o bloco relembrou os antigos carnavais brasileiro, com seus bailes de máscaras e fantasias luxuosas, puxados pelas marchinhas carnavalescas, com muita serpentina. 
Mas, o Redinha dos Meus Amores tem uma particularidade, que é o de ser um bloco formado por veranistas do bairro. São comerciantes, profissionais liberais e  funcionários públicos, que escolheram a Redinha para descansar nos finais de semana, ou então caírem na folia. Assim, se pode verificar entre os seus componentes pessoas de terceira idade, adultas, adolescentes e crianças. Na realidade, são avós, filhos e netos, dos fundadores e seus amigos que tiveram a ideia de botarem o bloco logo na sexta-feira à noite.
O bloco, homenageou o jogador Marinho Chagas, que nasceu no bairro,  somente saindo para se projetar internacionalmente, como o maior lateral esquerdo do mundo na Copa de 1974. Também trouxe diversos carros lembrando não somente os carnavais antigos, mas também cenas da Redinha, como o caju, o fruto que ao lado do peixe movimentou a economia da comunidade por muitos anos. 
Depois de percorrer as ruas da Redinha, às 22h, o bloco deu uma paradinha no Bar Pé do Gavião. Lá aconteceu o tradicional ritual de purificação da avenida por onde irão passar os blocos até a quarta-feira, com o Baiacu na Vara. No ritual, se costuma jogar água na calçada do bar, mas também dá um banho nos foliões como forma de amenizar a ressaca para o dia seguinte. Amanhã é sábado e a folia começa cedo.

Depois do desfile de Redinha dos Meus Amores e lavagem da avenida, a alegria fica com João Mendonça

Depois do encerramento do desfile do bloco Redinha dos Meus Amores, e da tradicional lavagem da avenida central, a animação ficou por conta do cantor e compositor João Mendonça, que tocou até 3h da madruagada, no bar Pé do Gavião.
João Mendonça, é uma espécie de Lamartine Babo potiguar. A exemplo do cantor carioca que gravou quase todos os hinos dos clubes de futebol do Rio de Janeiro, João Mendonça é o compositor de várias marchinhas de blocos da Redinha. Sendo que as mais solicitadas são a do Baiacu na Vara, e a "Aí Tonha', que se transformaria numa espécie de marchinha símbolo do carnaval na praia do litoral norte do RN.
João Mendonça é natural de Areia Branca e reside na Redinha desde 1997. É músico desde os 17 anos e tem em sua carreira artística a marca histórica de ter criado 19 hinos de blocos carnavalescos. Aos 57 anos, se disse honrado pela iniciativa de homenagem da Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes. João Mendonça é o autor dos hinos de blocos consagrados como “Os Cão”, “As Rapariga”, “Sem Preconceito”, “Troça do Zé Prikito”, “Gererê”, Tubarão, Cobra Coral e tantos outros.

Puxada por 50 músicos, a Banda do Siri promete incendiar a Redinha amanhã com muito frevo e bonecos gigantes

Banda do Siri promete incendiar a Redinha a partir de amanhã
Depois de quatro semanas de muito ensaio, os músicos regidos pelo maestro Paulo Henrique afirmam que os instrumentos estão afinados, e neste sábado (23) a partir das 15h, o carnaval vai começar a pegar fogo na Redinha. A largada acontece na concentração dos blocos, na Rua do Cruzeiro, onde às 17 horas, a banda do Siri promete dá o tom de como vai ser o carnaval na Redinha em 2014.
O bloco está complendo 26 anos e neste carnaval será puxado por uma orquestra composta de 50 músicos, dezenas de bonecos gigantes e que vai incendiar a praia onde

onde acontece um dos melhores carnavais de Natal. A proposta do bloco, consiste em levar o autentico carnaval do frevo a veranistas e moradores durante as tardes e noites dos quatro dias do reinado de momo. Nada de instrumentos elétricos, tudo vai acontecer no chão, resgatando a liberdade e a irreverência dos que amam o som  da orquestra de metais.
loco do Siri tem outra proposta inovadora, que é a de sair nos quatros dias de carnaval. "Somos talvez o único bloco carnavalesco do estado que sai os quatro dias de folia de momo. É muito trabalhoso, porém gratificante pela alegria estampada nos rostos das pessoas por onde a nossa banda passa” comentou Fábio Henrique, diretor e um dos fundadores da Banda do Siri, ao lado de João Alfredo (in memoriam) e Helio Rocha, que continua no comando da banda com toda força e alegria.