Vida natural

sábado, 3 de outubro de 2015

Missa dos Martíres, em Uruiaçu reune mais de 10 mil fiéis

A tradicional festa relgiosa dos Martires de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante reuniu mais de 10 mil fieis da Grande Natal, interior do RN e até de estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco e Ceará.

A Festa dps Martíres, como é conhecida pelos fiéis começou logo cedo com uma missa matinal, com uma missa em Natal.  Porém, a  movimentação em São Gonçalo aconteceu durante todo o dia com a chegada de fiéis que vinham em caravanas de ônibus. Porém, a movimentação se intensificou depois das 14 horas, momento que antecedia o show da cantoria Joana.

A festa neste ano contou com a presença de diversas lideranças politics, entre as quais o Goverandor do Estado Robinson Farias, a deputada federal Zenaide Maia, a senadora Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano e o prefeito de São Gonçalo Jaime Calado.

A missa dos Martíres foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira. Ele  chegou cedo, em tempo de acompanhar o show de Joanna. Na missa, o arcebispo destacou a importância de lembrar a memória dos mártires, e também anunciou que o Vaticano pode canonizar os martires, o que será muito importante para os fiéis brasileiro.

O prefeito Carlos Eduardo, não foi a Uruaçu, mas participou da missa matinal que aconteceu na Basílica dos Martíres, no bairro de Nazaré. Ela foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha.

Centenas de pessoas lotaram a basílica para oferecer homenagens aos 30 mártires, que foram vítimas de dois morticínios no ano de 1645 e beatificados em 5 de março de 2000 pelo papa João Paulo II.




À tarde, o preeito de Natal esteve na abertura do campeonato de futebol sub-17, que aconteceu no campinho das Rocas, em, Natal.

Castelo Branco e São Caetano abrem o Octagonal Decisivo do Soledade II, hoje às 17h30 no Formigão

Começa hoje a partir das 17h30, no campo do Formigão, o Octogonal Decisivo do Campeonato do Centro Desportivo do Soledade II. São dois jogos, com o Castelo Branco enfrentando o São Caetano no jogo de abertura.  Na partida de fundo, será a vez do Eldorando enfrentar o Boca Júnior, um dos mais tradicional clubes do esporte amador da Zona Norte.


Na readliade, quem for hoje a noite ao Formigão, terá a oportunidade de ver dois bons jogos. Nesta etapa do campeonato, o "mata-mata" como os desportistas do bairro conceituam, tem tradição de bons jogos.

No regulamento, não tem partida de volta, e assim, quem quiser continuar na competição tem de vencer. Desde cedo, a expectiva é grande e a guerra psicológica já vem sendo travada fora de campo, sendo as redes sociais o espaço ideal. como se pode verificar na foto acima. Nela, Bokão, do Castelo Branco postou fotos com camisas do seu clube e conclama toda a torcida do clube para se fazer presente desde cedo ao Formigão, com intuito de incentivar o clube.

Outro clube de tradição que vai entra4r em campo hoje é o Boca Júnior, de Damião. O time tem tradição mais vem amargando uma série de anos sem conquista, e a equipe auri azulina vai brigar muito para continuar na competição e quem sabe terminar a temporada com o caneco na mão.

domingo, 27 de setembro de 2015

Debaixo de sol forte em pleno domingo, moradores do Alvorada constroem complexo esporte e lazer no bairro

Um exemplo raro está sendo vivido pelos moradores de um conjunto da Zona Norte de Natal e que deve servir como orientação para muitas comunidades do Brasil. Eles arregaçaram as mangas e, aos poucos, vem construindo uma área de lazer e esportes no bairro.

Com recursos e mão de obra tortalmente da comunidade, os moradores compram material e, nos finais de semana realizam mutirões, como pode ser conferido neste domingo (27).

Debaixo de um sol forte, eles não arredaram o pé, e estavam fazendo terraplanagem para a construção de uma passarela que vai ter mais de 1 km de extensão. A obra vai circundar todo o complexo esportivo e de lazer, que conta com campinhos para a prática de futebol de areia, voleibol, parquinho infantil, academia, bosque com árvores, jardins, banquinhos e quiosques.

De acordo com informações de Isabel Cristina, que atualmente é presidenta do Conselho Comunitário, a obra é uma conquista da comunidade. "Não gosto deste título, sou apenas uma moradora entre as outras que estão batalhando por melhorias no bairro". Ela explica que tudo é feito com ajuda dos próprio moradores, onde eles compram material ou pedem ajuda no bairro e também entram com a mão de obra.

Isabel Cristina lembra que é um compromisso em comum, uma luta que vem travando,onde todos perdem os finais de semana que poderiam estar em casa descansando ou veraneando nas praias, para se dedicarem a uma obra que é de toda a comunidade.

O sonho dos moradores do Alvorada, é de que dentro de pouco tempo eles tenham um espaço para se reunirem todas as tardinhas e a final de semana. "Estamos fazendo isto pelos nossos filhos, pelos netos e também para nós", lembra a líder Cristina. A ideia do fortalecimento das relações pessoas através de uma praça esportiva, vem desde a primeira gestão do conselho, que foi com Margarida, há mais de 15 anos.

Na realidade, pelo visto no local, o forte da comunidade é a preservação ambiental. Dezenas de árvores foram plantadas. e cada uma delas está fixada sobre um canteiro que são figuras geométricas. Também, se pode ver uma placa com explicação do conceito de cada uma das figuras. O campinho da areia recebeu dezenas de pés de coco em sua volta.

Mesmo em andamento, a obra comunitária já vem dando resultados. Debaixo das árvores, comerciantes do bairro ou famílias se reúnem para baterem papo. As tardinhas, as crianças brincam no parquinhos, enquanto outros se exercittam na academia.

Com campos de areia iluminados, jovem jogam futebol ou voleibol. Circulando a área em construção, existem dezenas de pequenos estabelecimentos comerciais desde salões de beleza, sorveteria, lojinhas de confecções e prestação de serviços.


Área de lazer do Alvora visa ensinar geometria e consciência ambientall as crianças do bairro

Além da arborização, o complexo esportivo e de lazer também tem objetivos didáticos. O canteiro onde foi plantada cada árvore é um forma geemétrica: quadrados, losangos, triangulos, circunferências, etc.

No canteiro constam também de uma placa, onde estão as informações do que cada figura daquela representa.

O objetivo do projeto é de chamar a atenção da comunidade sobre a importância da preservação ambiental, e também servir como passeio para as escolas que circundam a comunidade. Assim, as crianças irão aprender, na prática, os conceitos de trigonometria.

Amantes do voleibol se reunem aos domingos para praticar e espote e fortalecer o relacionamento comunitário

Mesmo com as obras de infraestrutura do parque de lazer e esportes que vem sendo tocado pelos moradores do Alvorada, o fato é que seu objetivo já vem sendo alcançado.

Assim, para os amantes do voleibol, eles não abrem mão de uma boa prática do esporte entre amigos que vivem na comunidade.

Além dos encontros diários todas às segundas, quartas e sextas-feiras, à noite, o grupo ainda se reúne aos domingos, uma vez por mês, geralmente no último domingo. O grupo se reúne há 15 anos no mesmo local na comunidade.

A turma é pequena, mas coesa e ninguém falta a um chamado. ´"Nossos encontros são excelentes. Chegamos cansados do trabalho, tomamos banho e corremos aqui para a quadra para aliviar o stress", emxplica Marcílio da Cruz. Mas, ele lembra que o grupo vem crescendo, e novos membros vão se juntando, como foi o caso de Adriana e a debutante Eduarda, de apenas 11anos.

Como é de tradição do brasileiro, nos finais de semana, as partidas amistosas são regadas a uma boa feijoada e churrasco. "A gente faz uma 'cotinha', ou cada qual traz alguma comunidade casa e assim passamos o domingo jogando voleibol, batendo pato e ouvindo música.

A turminha do voleibol de praia é formada Marcilio Cruz, Rogério, Alex, Adriana, Eduarda, Berg, Marcelo, Fernando e Alexandro.



quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sonho dos comerciantes das Rocas se torna realidade e Mercado Público tem obras concluídas

O sonho dos pequenos comerciantes do bairro das Rocas finalmente chega a sua realização. As obras já estão prontas e o edital de ocupação já foi lançado. Ao todo, serão 83 boxes, 4 banheiros, 1 elevador, dois vertiários e um fraldão e internet

No último dia 10, aconteceu o lançamento do  chamamento público para a ocupação dos boxes do Mercado Modelo das Rocas, localizado na Leste da capital potiguar. O edital tem como objetivo o credenciamento e seleção de pessoas jurídicas para a outorga do Termo de Permissão Remunerada de Uso (TPRU) dos boxes do mercado.

O edital está disponível na sede da Semov, localizada na Avenida Presidente Bandeira, 2280, Lagoa Seca, e pode ser retirado das 8h às 13h, em dias úteis.

Os interessados devem apresentar os documentos de habilitação descritos no edital, na sede da Semov, até o dia 10 de setembro deste ano. A sessão de abertura das propostas será no dia 11 de setembro, às 8h30, no auditório da Comissão Permanente de Licitações.

Os proponentes habilitados deverão apresentar proposta para apenas um box previamente selecionado.
O Mercado Modelo das Rocas contará com 83 boxes, 1 elevador, 2 escadas, 4 entradas, 4 banheiros, 2 vestiários e um fraldário, todos totalmente adaptados para portadores de deficiência física. E além dos boxes, o mercado terá também espaço para caixas eletrônicos, dois balcões de informações, sistema interno de monitoramento eletrônico, zona de Wi-Fi, vigias e auxiliares de limpeza permanentes.

A reforma atingiu 95% neste mês e estão concluídas as partes referentes à acessibilidade, equipamento de combate a incêndio, estacionamento, parte elétrica, hidráulica e hidrossanitária, restando apenas alguns acabamentos para a finalização do todo.

Octagonal decisivo do campeonato do Soledade II começa no próximo dia 03 de outubro

O campeonato de futebol do Centro Desportivo do Soledade II chega a sua reta final, com a fase do mata-mata., na categoria de novos.

São duas rodadas, do octagnonal decisivo, onde quem vencer vai para as quartas de final, e quem perder cai fora da competição.

A primeira rodada, acontece no próximo dia 03, sábado, com  Castelo Branco e São Caetano fazendo a primeiro jogo, a partir das 18. Em seguida, às 20h, será a vez do Boca Júnior enfrentar o Eldorado. Os jogos acontecem no campo Marcos Formiga, que neste ano recebeu lances de arquibancadas e alambrado.

Os outros dois semifinalistas serão conhecidos no  próximo dia 10, como o Massangana enfrentando o Piratininga e, em seguida, o Palmeiras enfrentando o Atlético Pompeia.