Tudo pronto para uma das atrações mais esperadas do carnaval em Natal, o tradicional e irreverente desfile das Kengas, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Natal. De acordo com Fernando Rocha, coordenador de produção do Carnaval 2009 da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), o executivo municipal disponibilizou uma estrutura de palco, som e iluminação de todo o trajeto do bloco.
“O município nos ajudou com a organização e estrutura para que o evento seja um sucesso”, disse Lula Belmont, coordenador do evento. Segundo Lula, já está tudo pronto para o desfile, que será realizado a partir das 15 horas de amanhã, com início na rua Vigário Bartolomeu, passando pela Ulisses Caldas e seguindo até a Ribeira.
A festa contará com a animação dos cantores Igor Dantas, Lucinha Lira e Kristal e Banda. “Não faltará alegria”, completou Lula Belmont.
A história das kengas no carnaval da capital potiguar se iniciou em 1983, fundado por um grupo de amigos que passavam o carnaval fora de Natal. “Foi quando decidimos formar um grupo para brincar na cidade”, lembrou o coordenador das Kengas.
Pólos multiculturais - O desfile das Kengas acontece no Centro Histórico, na Cidade Alta, um dos pólos multiculturais de Natal, além da Redinha, Rocas, Alecrim, Ribeira e Ponta Negra, onde a folia de momo também acontecerá. O coordenador de produção do carnaval de Natal destaca que não faltarão atrações para que a população natalense aproveite a festa na cidade.
A Prefeitura do Natal apoiará no Carnaval 2009, segundo Fernando Rocha, 75 blocos carnavalescos, quatro troças, 10 tribos de índios, 12 escolas de samba, três grupos de teatro, 39 prévias carnavalescas e 98 shows. O evento contará com 1.400 pessoas, que atuarão como cordeiros, dando cobertura a 1.500 músicos distribuídos por toda cidade, em oito palcos diferentes.
No desfile das tribos de índios e escolas de samba, que acontece amanhã e segunda-feira (23), na avenida Duque de Caxias, na Ribeira, serão montadas arquibancadas para 2.500 pessoas.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Carlos Eduardo distrubuiu carta aberta às mulheres da Zona Norte
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB), distribuiu 40 mil exemplares de uma ‘‘Carta aberta às mulheres da Zona Norte’’ na qual denuncia que a atual administração ainda não colocou em funcionamento a Maternidade Dr. Leide Morais, inaugurada em dezembro passado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Carlos Eduardo argumenta que deixou a maternidade praticamente pronta para funcionar, faltando só um gerador que foi instalado no início de janeiro. Para ele, a demora para se abrir a maternidade é ‘‘um ato de politicagem’’ da gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV). Na carta, o ex-prefeito destaca que a construção da maternidade foi a realização de um sonho, e que a unidade de saúde dispõe de equipamentos de última geração e equipes médicas e técnicas contratadas por concurso, podendo realizar 300 partidos por mês.Carlos Eduardo critica a justificativa da prefeitura de que a maternidade não foi aberta ainda porque será transformada no primeiro Hospital da Mulher da capital. ‘‘Este ato mesquinho penaliza as mulheres da Zona Norte, que para fazerem seus partos são obrigadas a procurar o Hospital Santa Catarina ou a Maternidade Januário Cicco, já superlotados’’, ressalta. No entendimento de Carlos Eduardo, Micarla não abriu a maternidade porque quer reinaugurar o que já está pronto, para não admitir que a obra - que custou R$ 7,6 milhões - foi realizada por sua administração. ‘‘Esta grave denúncia se justifica porque como cidadão continuo a manter meu compromisso com a cidade, mesmo tendo deixado o honroso cargo de prefeito’’, diz o ex-prefeito, finalizando a carta. Fonte: DN
Micarla entrega chave da cidade ao Rei Momo
Está aberta oficialmente a folia de momo em Natal. A largada foi dda quinta-feira (19), com a entrega da chave da cidade pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ao rei momo natalense 2009, Francisco das Chagas e a rainha do carnaval, Débora Oliveira Santos. Durante a abertura, realizada no largo do colégio Atheneu no 13º Baile de Máscaras, o presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), César Revoredo, destacou a realização do roteiro “Caminhos da Folia”. Revoredo ressaltou que Carnaval deste ano conta com a criação do “Caminhos da Folia”, que são roteiros previamente traçados pelos organizadores do evento, criados com o objetivo de facilitar a organização da limpeza, iluminação e segurança públicas. “Também já estamos distribuindo folders com toda a programação do Carnaval para a população nos pólos culturais e para a imprensa”, acrescentou.
A festa carnavalesca começou nesta ontem em todos os pólos multiculturais. Entre as atividades programadas, o bloco Redinha dos Meus Amores, anima os foliões na Redinha, saindo da praça do Cruzeiro, a partir das 20 h. Nas Rocas, o bloco Piabinha sai saiu às 17 horas. No Centro Histórico da Cidade Alta, o Bloco Cabeça Feita, cai na folia às 17 horas. No Alecrim, o bloco Cheiro do Alecrim, sai às 18h30.
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Educadores Infantis do município de Natal participam de jornada de formação
A Secretaria Municipal de Educação do Natal, através do Departamento de Educação Infantil, promoveu ontem nos turnos matutino e vespertino, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE, uma jornada de Formação para os Educadores Infantis. De acordo com a chefe do Setor de Ações e Projetos da Educação Infantil, Cláudia Farache, o objetivo da formação é fazer com que os educadores infantis possam construir conhecimento a fim de possibilitar a realização de um trabalho de qualidade junto às crianças.
O encontro conta com a participação da promotora da Defesa da Criança Roberta Pinheiro e de Fernanda Jales, do Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Entre os temas abordados estão a docência na educação infantil, as relações interpessoais e entre família e instituição, os direitos e as especificidades da criança, além da importância da rotina e o brincar na organização do trabalho. O encontro, de acordo com Cláudia Farache, é destinado também aos coordenadores pedagógicos.
A Educação, através dos departamentos de Educação Infantil, de Gestão Escolar, Financeiro e Assessoria Jurídica, deu início a uma série de formações também destinadas àqueles que integram está etapa de ensino. De 13 e 28 de janeiro, ocorreu a formação dos gestores dos novos 30 centros municipais de educação infantil, transferidos da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social para a Educação em dezembro. Nos dias 29 e 30, foi a vez dos coordenadores pedagógicos, com a participação da diretora do CMEI Carmen Reis, Olga Regina.
Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação realiza encontro com funcionários na Paulinas
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação,localizada em bairro de mesmo nome, na Zona Norte de Natal, realizará um encontro com toda a sua equipe, desde o vigia até o diretor. Este ano, o tema é "O efeito da autoavaliação na arte de educar". O evento acontecerá no sábado, 7, a partir das 9h, no auditório da Livravia Paulinas, na rua João Pessoa, Centro.
De acordo com a diretora da escola e idealizadora do encontro, Olsa Aidê de Mesquita Leal, o objetivo é trabalhar o profissional, seja qual for sua função, integrar a equipe formada por 60 pessoas e sanar possíveis conflitos internos. Em 2008, o tema do encontro foi "Autoestima".
De acordo com a diretora da escola e idealizadora do encontro, Olsa Aidê de Mesquita Leal, o objetivo é trabalhar o profissional, seja qual for sua função, integrar a equipe formada por 60 pessoas e sanar possíveis conflitos internos. Em 2008, o tema do encontro foi "Autoestima".
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Sarney é o novo presidente do Senado
Três horas após o início da primeira reunião preparatória para a eleição do presidente do Senado, nesta segunda-feira (2), os senadores escolheram José Sarney (PMDB-AP) para conduzir a Casa no biênio 2009/2010. Todos os 81 senadores participaram da votação, dos quais 49 deram seu voto a José Sarney (eram necessários os votos da maioria dos presentes para que ele fosse eleito), enquanto seu concorrente, o senador Tião Viana (PT-AC), recebeu 32 votos. Após ter a vitória proclamada pelo então presidente do Senado Garibaldi Alves Filho, José Sarney assumiu a função destacando o compromisso de fazer um Senado melhor e mais renovado (Fonte Senado federal)
Procissão reúne 10 mil pessoas na Redinha
Cerca de 10 mil pessoas participaram neste domingo da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na Redinha. O evento marcou o fim da programação que se iniciou no dia 10 com cerimônias religiosas (novenas, ofícios e missas) e eventos culturais (forrós, serestas e apresentações folclóricas com grupos da Redinha). Políticos do estado, como a prefeita Micarla de Sousa, a governadora Wilma de Faria e o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, além de outros vereadores e secretários prestigiaram o momento.
Assinar:
Postagens (Atom)