O preço de quem não preserva seu patrimônio histórico é que sua história caia no esquecimento. Isto é o que vem acontecendo em Extremoz. Comecei a matéria perguntando a alguns jovens que freqüentavam a lagoa onde ficava o túnel da resistência indígena. Mesmo trabalhando num quiosque na lagoa há mais de ano, a estudante Karla Carvalho, 20 anos (foto) não sabia da existência do túnel, que fica a menos de 200 metros do balneário. Samira, 15 e Robson, 17, residentes do Vale Dourado (Natal) também desconheciam este patrimônio. Mariane, 16, de Ceará-Mirim, disse que o professor de história falou deste túnel, mas não sabia que estava tão perto dele. “Pensava que ficava do outro lado da lagoa”, se justificou apontando para uns coqueiros no lado oposto ao balneário.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Estudantes desconhecem história de Extremoz
O preço de quem não preserva seu patrimônio histórico é que sua história caia no esquecimento. Isto é o que vem acontecendo em Extremoz. Comecei a matéria perguntando a alguns jovens que freqüentavam a lagoa onde ficava o túnel da resistência indígena. Mesmo trabalhando num quiosque na lagoa há mais de ano, a estudante Karla Carvalho, 20 anos (foto) não sabia da existência do túnel, que fica a menos de 200 metros do balneário. Samira, 15 e Robson, 17, residentes do Vale Dourado (Natal) também desconheciam este patrimônio. Mariane, 16, de Ceará-Mirim, disse que o professor de história falou deste túnel, mas não sabia que estava tão perto dele. “Pensava que ficava do outro lado da lagoa”, se justificou apontando para uns coqueiros no lado oposto ao balneário.
Programa do Cristal na FM 88,3 é líder de audiência na Zona Norte

Fazer aquilo que gosta e não ter medo de enfrentar barreiras, são dois requisitos essenciais para quem deseja ser um grande profissional. Porém, isto não tem sido problema na vida do Jovem Cristal Borges, pois mesmo não tendo uma voz para o que é considerado pela maioria como “padrão” para uma boa locução radiofônica, ele vem conquistando seu espaço na Rádio Comunitária 88,3 FM (Evangélica). O amor ao seu trabalho é outro ingrediente que vem somando na vida de Cristal. Além do programa vespertino, Cristal está aposto a substituir a falta de um colega que não possa cumprir o horário. Descontração e atenção com seus ouvintes têm contribuído para que Cristal tenha hoje uma audiência cativa. O grande número de ouvintes que ligam diariamente para o seu programa confirma seu carisma frente ao público.
domingo, 11 de janeiro de 2009
Festa de São Sebastião é atração em Nova República
Tendo como tema a reflexão sobre três aspectos: “discipulado de Jesus, a comunidade e a missão”, acontece de 15 a 18 deste mês, a Primeira Festa de São Sebastião. O evento segue o mesmo padrão dos festejos religiosos populares, com barracas, bazar, bingos e apresentação de bandas. A programação religiosa vai constar de missa a ser celebrada por quatro líderes religiosos: Pe. Chagas, Charles, Aryson, diácono Teixeira, sendo que no domingo, às 18h acontece a tradicional procissão pelas principais ruas do bairro do Nova República. A abertura da festa será na 5ª feira, com uma missa às 19h30, celebrada pelo padre Chagas, dedicada a Legião de Maria, ao Terço dos Homens e ao RCC. O tema será baseado em Marcos 3: 13-19: A primeira comunidade escolhida por Jesus. Em seguida, a banda “Secretário das Artes”, tocará em frente à igrejinha.
Na sexta, a celebração será dedicada à catequese da Juventude e o tema será: “pertencer à família de Jesus é fazer a vontade do pai (Mc 3:31-35)”. O jovem padre Aryson se encarregará pela celebração, enquanto a banda “Fraternidade via Espírito Santo” ficará a cargo pela animação do evento após a missa. No sábado, a missa será celebrada pelo diácono Teixeira, que terá como tema: “O discípulo de Jesus é enviado em missão (MC 6:7-13)”. A celebração será dedicada à pastoral do dízimo e o show aberto ficará a cargo da banda “Coração Carismático”.
No domingo, último dia da festa, às 18h30 acontece à tradicional procissão de encerramento. A imagem de São Sebastião deverá percorrer as estreitas ruas do populoso bairro da Zona Norte de Natal, e retornando a Igreja. Em seguida (19h30) será celebrada a missa pelo Pe. Chagas. O tema será: “Com São Sebastião, somos uma comunidade em Missão, dedicada a comunidade em geral e a comunidade Renovação Carismática ficará a cargo do louvor aberto.
Este blog irá acompanhar a festa de São Sebastião, trazendo um farto documentário fotográfico, com shows, a feirinhas, bazares e os bastidores de uma festa popular.
Obra não executada irrita comerciantes da Lagoa de Extremoz

Não dá para acreditar, mas esta obra custou R$ 133 mil, conforme informa placa fixada (ver foto abaixo). A placa está fixada as margens da Lagoa de Extremoz, e iria beneficiar os barraqueiros que tem quiosques no balneário da Prainha (Extremoz antiga). Edjane Maria de Jesus, 42 anos e Noberto Ribeiro, 52 anos, são dois comerciantes que esperam ansiosos pelo investimento na lagoa. A primeira, comercializa há 16 anos, enquanto o segundo há 6. “Desde que estou aqui presenciei a promessa de dois projetos, que não foram executados. O primeiro foi o jangadão, e o segundo este aí, que ficou somente na placa e aqueles dois cômodos iniciados”, aponta desolado. Mas, o desolamento dos comerciantes não pára por aí. “Não dá para acreditar, que sendo Extremoz uma cidade tão rica em sua beleza natural e cultural seja tão abandonada”, analisa Edjane, que espera que o novo prefeito eleito, Klaus Rego, trate a cidade diferentemente.
Para conferir a fala de Edjane este blog vai dar um passeio por Extremoz. Mostrar às ruínas da capela de São Miguel, o túnel cavado pelos índios Tupis e Paiacus, a primeira Estação Ferroviária, a praça matriz abandonada, a lagoa que está sendo desmatada. Enfim, toda a riqueza natural e cultural que se fosse bem preservada e recebesse um investimento a altura transformaria esta cidade, que é patrimônio histórico do Brasil, num grande pólo turístico. Acompanhe as máterias durante a semana.
Muvuca do Axé tenta tricampeonato no próximo dia 18
Academia majoritária no Estado, a Muvuca do Axé tenta manter sua hegemonia e conquistar o terceiro título estadual. A disputa será no próximo dia 18, no Concurso de Grupos e Líderes Dançarinos de Swingueira, evento que acontece no clube do GEMAC, do Soledade, Zona Norte, durante todo o dia, com início às 10h. O GEMAC fica ao lado do North Shopping e são esperados grupos e líderes de toda Natal.
Fundado há três anos pelos dançarinos Juan e Cláudio, a Muvuca do Axé é hoje a mais conceituada academia do Estado, reunindo 22 dançarinos (11 pares). Com sede desde sua fundação no conjunto Santarém, seus dançarinos a cada dia vem conquistando a simpatia do público potiguar com apresentações em coreografias e pegadas, tendo realizados diversos eventos, seja em shopping Center, teatros, clubes, escolas, aniversários, etc. “Estamos abertos a fazer apresentação em qualquer evento”, esclareceu o dançarino Juan. Ele acrescentou que já realizou eventos beneficente, como um onde a arrecadação foi doada ao “Lar da Vovozinha”. Aos que desejarem manter contato com a academia devem ligar par o telefone 87155411.
Feira Cultural movimenta conjunto Niterói
Mesmo lutando contra todas as dificuldades, a 3º Feira de Cultura e Artesato do Conjunto Niterói surpreendeu a todas as expectativas. Este foi o balanço feito pelo idealizador do evento, o músico Jonathan Mysack, 24 anos, um jovem que vem lutando para levar à cultura as camadas populares de Natal. O evento aconteceu recentemente e contou com barracas de livros usados, artesanato, bazar de roupas, cortes de cabelos e apresentação de artistas, entre eles Miguel Carcará, vencedor do Primeiro Festival de Música e Cultura Potiguar.
Jonatha lembra que a idéia da feira surgiu há três anos, através do “Projeto Abrindo Mentes”, que era uma ONG voltada atividade cultural e informação nas comunidades. A idéia era de levar uma feira livre uma vez por mês a cada conjunto da Zona Norte. “Procurei a ajuda de alguns conselhos, mas não mostraram interesse, exceto, o Niterói, e da Secretaria de Trabalho e Ação Social (SETAS)” lembrou. Porém, a partir daí o conselho do Niterói vem dando apoio como o que aconteceu este ano que contou com o apoio da equipe do CRAS, do conselho comunitário e dos moradores. “O importante, é que a cada ano, mais moradores vão se unindo ao projeto da feira de cultura e artesanato”, enfatizou Jonatha. Seu próximo projeto é o de fazer apresentações musicais nas feiras livres da Zona Norte, através da Banda Vícios. A banda tem um gênero musical, livre, mais voltada para utilidade pública. “Ela retrata a realidade do cotidiano das pessoas ditas ‘normais’ suburbanas”, conclui.
