Vida natural

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mestre Arrepio é pedagogo e persegue um sonho: usar a capoeira como recurso para a inclusão escolar

Mestre Arrepio: a riqueza literária afro a disposição da escola
Ao conhecer a capoeira, Nivaldo Freire, o mestre Arrepio, que é educador, perseguiu um objetivo, que é o de levar a capoeira a todos os municípios potiguares. Este é um sonho que ele persegue há 28 anos, e na relação com os seus alunos, ele percebeu que ela poderia contribuir para a melhoria da aprendizagem das crianças.
Hoje o projeto Capoeira no RN, mapeando os pontos de capoeira no RN, salvaguardando a cultural imaterial, conta com a adesão de mais de 50 municípios potiguares.

Para o pedagogo, a cultura afro é rica em poesia, contos, músicas e danças. A literatura, adicionado a prática da capoeira envolvem os alunos e assim encontra traços afetivos para envolvê-los nos conteúdos escolares. Assim, Nivaldo Freire, o mestre Arrepio vem contribuindo para a educação de crianças potiguares.

Para por o projeto em prática, mestre Arrepio tem contado com diversas parcerias, outros colegas professores de escolas e de membros do seu grupo, o Cordão de Ouro. Também tem contado com apoio do Governo Federal, através do IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Secretaria de Educação e Cultura, Fundação José Augusto.

Nenhum comentário: