Vida natural

segunda-feira, 10 de março de 2014

Tabajaras é campeão de 2014 e traz como tema o jogo de peteca como elemento de sedução na tribo nordestina

O jogo de peteca era motivos de flertes
Os Tabajaras, tribo campeão do Grupo "A" do carnaval multicultural de Natal em 2014, trouxe para a avenida Duque de Caxias, um tema picante. A sexualidade indígena. Na realidade, um belo desfile, e uma aula viva de história do RN. Os Tabajaras é uma tribo que tem sede no bairro do Felipe Camarão, e eles trazem a tradição cultural deste povo que habitou o litoral do Nordeste brasileiro, com grande número de índios nos Estados do RN e Paraíba.
Os Tabajaras, ao contrário da maioria das tribos do Nordeste, eram sedentários. Os historiadores contam que isto acontecia devido a terra fértil, boa produtora de frutas, caças e pesca. Na Duque de Caxias, belas índias desfilaram portanto petecas, isto porque, esta modalidade esportiva na tribo tinha um propósito muito claro: aproximar as índias e índios adolescentes que iriam entrar no ciclo de procriação.
Diferentes dos toques de tambores das outras tribos, no desfile, o toque era mais um apelo a sexualidade.  Então, vamos jogar peteca? Convidavam as inocentes índias, e ali em meio a prática esportiva acontecia os fletes e os futuros casais de enamorados. As meninas era gordas sim, porque na tribo este padrão físico era sinônimo de beleza. Simboliza fartura e que a mulher seria uma boa mãe e iria dá a luz a crianças que seriam preparados  pelos ancião (caciques e pajés) para guardarem a tribo.  Sua vestimenta era agave, que produzia  em abundância no litoral nordestino e as índias guerreiras portavam um cocar de agave com penas, simbolizando o poder do deus Sol, que protegia a tribo.
Veja dezenas de fotos do desfile dos Tabajaras nesta Fan page:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.488914234547120.1073741850.485786984859845&type=3

Nenhum comentário: