![]() |
Ofício é mais uma terapia do que razão econômica |
"Isto já deu dinheiro, mas hoje faço apenas por entretenimento", explica. Chico das Redes disse que uma rede para pescar camarões custa em média R$ 250,00. Mas, não se faz uma rede desta do dia para noite. Se o artesão trabalhar o dia inteiro, ele fará, no máximo três redes ao mês. "É um trabalho lento, paciente e que requer muita atenção".
O artesão ensina que o não reconhecimento no valor do trabalho começou quando as fábricas de redes tradicionais começaram a fabricar malhas em algodão e linho. "Elas são menos resistentes e tem pouco tempo de uso, mas o povo vai na vantagem do preço que custa até 1/4 a menos do que as de nylon".
Por outro lado, o artesão explica que muita gente que compra rede é para pesca não profissional e com isto não levam em consideração a questão do tempo de utilidade. Mas, o artesão avisa, de que mesmo sendo mais cara, o investimento vale a pena. Um exemplo disto são as redes para pesca de camarões. Como a malha é juntinha e praticamente invisível, os crustáceos caem aos milhares, o que finda por ter um benefício ainda maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário