Vida natural

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A importância de se investir nos Centros Desportivos dos bairro de Natal

Diferente do final de semana, onde a chuva não deu regua, o sol brilho com força neste Dia do Trabalhador até o meio dia. No intervalo da partida entre Guarani e AANN, os jogdores descansaram debaixo das árvores que circundam o campinho do Centro Desportivo de Nova Natal.
Apoiados em pneus e tijolos, eles ouviam atentamente as orientações dos torcedores.
Porém uma coisa deve chamar a atenção, que é a falta de compromisso com o futebol de bairro. Conversava com Tita, um micro empresário e amante do futebol de bairro, falou da necessidade de um maior investimento neste setor. Ele disse lamentar que um estádio e um ginásio de esporte tenha sido derrubado para construção de um elefante branco. Um outro torcedor acrescentou que o Arena das Dunas não terá função, em vista de que será um estádio caro, muito além da realidade do futebol potiguar.
Na realidade, se deveria ter um bom investimento no futebol de bairro, por vários motivos. O primeiro dele é a função social que esta modadalidade esportiva representa para o bairro. Melhora  a saúde pública, pois a prática de exercícios físico contruibui para a saúde física e mental; diminui a violência e a criminalidade, a medida que ocupa as pessoas com o esporte. E, por último, qualquer investimento feito numa área destinada ao futebol é muito bem zelada pelos atletas. Eles tem uma direção organizada, com reuniões sistemática. Assim, por exemplo, todo dinheiro aplicado nestes espaços será cuidado, evitando a depredação do patrimônio público, como acontece nas praças construídas nos bairros.
Inclusive, quando a frente de cada Centro Desportivo deste tem uma pessoa realmente comprometida com o futebol, ele funciona muito bem, com reformas e reparos feitos pela própria comunidade de desportistas.

Nenhum comentário: