sábado, 22 de outubro de 2016
Como montar uma mercearia de bairro a partir do zero (Vídeo 1)
O vídeo abaixo é uma série de outros que visam orientar as pessoas que desejam montar uma mercearia de bairro. São informações bem práticas, fundamentas em experiência própria, que remontam ao ano de 1982, quando meu pai montou seu primeiro negócio.
Posteriomente, nos anos 90, eu também abriu o meu negócio, que administrei até os ano de 2008. Depois de fechar minha mercearia, continuei negociando, porém vendendo produto de porta em porta, em mercearia aqui da Zona Norte de Natal.
De acordo com o até então exposto, mais que me credencia a falar do dia a dia de quem empreende neste seguimento de mercado. Hoje, continuo mantendo contato com pequenos comerciantes de toda a região metropolitana do Natal. Neste contato, reflito sobre as falas dos comerciantes, que hoje tem como principall obstáculo a insegurança, mas mesmo assim, o comércio de bairro ainda é uma fonte de renda segura e de onde muitas famílias retiram o sustento diário.
Marcadores:
Como abrir uma mercearia
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Parque dos Coqueiros está se transformando num dos melhores lugares para se viver em Natal
O Parque dos Coqueiros está se transformando num dos melhores lugares de se viver em Natal. O conjunto, que já está na divisa das cidades de São Gonçalo e Extremoz, é um bairro com polo comercial e cultural próprio, que mais parece uma cidade e não um bairro. E nos últimos dias, ele ganhou uma área de Lazer, esporte e recreação que transformou o conjunto num verdadeiro charme.
A área, que até pouco tempo era um lugar descampado e margeava uma lagoa de capacitação, ganhou vida com a urbanização. Nela foram construídas academia de exercício, campos de futebol, parquinhos infantis, quadras para a prática de esportes de areia, e um calçadão com 3 kms circulares. Tudo rodeado de muito verde.
O lugar tem agradado os moradores e, seja de manhã, a tarde ou a noite a movimentação é constante. Uns praticam esportes, outros se exercitando, crianças andando de bicicleta ou brincando no parquinho. Quando o sol vai desaparecendo, começam chegar os ambulantes, enquanto dezenas de pequenos comerciantes começam a abrir seus barraquinhos para venderem alimentos e bebidas.
Academias públicas e um longo calçadão atraem populares. enquanto uns fazem exercícios, jovens e crianças passeiam de bicicletas, enquanto outros fazem suas caminhadas para perderem seus quilinhos a mais.
Urbanização tornou o lugar apático em vida natural
A grama verde torna o lugar agradável aos olhos de quem passa pelo conjunto habitacional da Zona Norte.
O belíssimo lugar atrai gente de toda as faixas de idade: jovens, adulstos e crianças. A única preocupação é quanto a manutenção deste espaço, em vista de que com a chegada do verão, não tendo quem cuide desta grama, como ela continuará tão bela?
Ao lado direto da foto, se pode ver a cerca que separa o lugar da lagoa de capacitação. Esta obra, até pouco tempo não tinha vida. Porém, com a urganização, a beleza natural ofuscou o lugar que era feio, e a única vida se resumia a feira popular que acontecia às sextas-feiras. Aliás, esta feira foi transferida para o outro lado da lagoa, na avenida que faz divisa com o Vale Dourado.
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
Gamboa do Jaguaribe, o paraíso ecológico e cultural na Zona Norte de Natal
Ao visitar Natal, o turista não pode deixar de dá uma passadinha num paraíso as margens do Rio Potengi. Falo dp Gamboa do Jaguaribe, um sítio histórico e ecológico que, além de uma beleza n atura de tirar o fôlego o visitante, ainda de quebra, tem uma aula viva de como viveram os nossos antepassados que habitaram o litoral potiguar.
Situado no mangue do Potengi, o local, que até pouco tempo estava sendo desmatado para construção de viveiros de camarão, foi construído uma aldeia indigena, com ocas, com os mesmos utensílios usados pelos nativos potiguares antes do europeu expulsá-los do seu habitat natural.
O sítio ecológico dispõe de trilhas, que levam ao rio Jaguaribe e as suas pequenas lagos. Também, foram colocadas redes debaixo das árvores nativas onde o visitante pode relaxar e relembrar como viveram os nativos com uma vida direta em contado com a natureza. O sítio é povoado por dezenas de espécies nativas e o visitante pode observar os vai-e-vem dos caragueijos chama-maré, em seu intenso trabalho nas horas das marés baixas, quando aparecem a lama do Potengi.
Mas, o ambiente ainda oferece mais. O visitante pode ainda jogar uma partda de peteca, e aprender a língua nativa a cada ponto marco. Ou então aprender a atirar de flecha, como mostra a foto abaixo.
"Foi uma manha inesquecível", sintetizou a pedagoga Daniele Benigno. Ela que é coordenadora da escola municipal Francisca de Oliveira, foi até a aldeia para agendar uma atividade pedagógica com os alunos.
Daniele conversou o pessoal da aldeia deitado numa rede na cabana central, em seguida fez uma caminhada pela trilha que terminou no santuário ecológico do Rio Janguaribe (pequeno afluente do Potengi). Visitou o mangue, tomou água em quenga de coco e terminou a manhã jogando peteca. No jogo o visitante vai aprendendo a lingua nativa dos povos potiguaras.
As visitas a Gamboa do Jaguaribe pode ser feitas por agendamentos. Para tanto, basta entrar em contato pelo WatSapp 98838.0585, ou ligar direto para 98700.2802.
Para chegar ao Gamboa, o visitante pega a Avenida João Medeiros Filho (estrada da Redinha) e entra a esquerda (sentido Zona Norte ponte Newton Navarro), na primeiro rua logo após o Prédio dos Correios no Alvorada. A rua a seguir é a chamada Alto da Torre, depois da estação da CAERN, o visitante ver uma planca que leva até a reserva ambiental indigena.
Situado no mangue do Potengi, o local, que até pouco tempo estava sendo desmatado para construção de viveiros de camarão, foi construído uma aldeia indigena, com ocas, com os mesmos utensílios usados pelos nativos potiguares antes do europeu expulsá-los do seu habitat natural.
Trilha ecológica, é uma das atrações do santuário ecológico
O sítio ecológico dispõe de trilhas, que levam ao rio Jaguaribe e as suas pequenas lagos. Também, foram colocadas redes debaixo das árvores nativas onde o visitante pode relaxar e relembrar como viveram os nativos com uma vida direta em contado com a natureza. O sítio é povoado por dezenas de espécies nativas e o visitante pode observar os vai-e-vem dos caragueijos chama-maré, em seu intenso trabalho nas horas das marés baixas, quando aparecem a lama do Potengi.
Mas, o ambiente ainda oferece mais. O visitante pode ainda jogar uma partda de peteca, e aprender a língua nativa a cada ponto marco. Ou então aprender a atirar de flecha, como mostra a foto abaixo.
Daniele viveu a emoção de jogar peteca como faziam os nativos do Potengi
"Foi uma manha inesquecível", sintetizou a pedagoga Daniele Benigno. Ela que é coordenadora da escola municipal Francisca de Oliveira, foi até a aldeia para agendar uma atividade pedagógica com os alunos.
Daniele conversou o pessoal da aldeia deitado numa rede na cabana central, em seguida fez uma caminhada pela trilha que terminou no santuário ecológico do Rio Janguaribe (pequeno afluente do Potengi). Visitou o mangue, tomou água em quenga de coco e terminou a manhã jogando peteca. No jogo o visitante vai aprendendo a lingua nativa dos povos potiguaras.
Como visitar e chegar ao Gamboa do Jaguaribe
As visitas a Gamboa do Jaguaribe pode ser feitas por agendamentos. Para tanto, basta entrar em contato pelo WatSapp 98838.0585, ou ligar direto para 98700.2802.
Para chegar ao Gamboa, o visitante pega a Avenida João Medeiros Filho (estrada da Redinha) e entra a esquerda (sentido Zona Norte ponte Newton Navarro), na primeiro rua logo após o Prédio dos Correios no Alvorada. A rua a seguir é a chamada Alto da Torre, depois da estação da CAERN, o visitante ver uma planca que leva até a reserva ambiental indigena.
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
Zona Norte ganha loja de cosmético online com pronta entrega em sua casa
A Delírio está sendo distribuída pela Zona Norte Cosmético. Este é um modelo novo de comercio, pois não existe loja física, mas virtual. Porém, o diferencial é que é uma loja virtual que atende uma área exclusiva. No caso, a Zona Norte da capital potiguar.
Este modelo possibilita que o cliente adquira seu produto e, ao invés de pagar postagem, esperar dias que sua mercadoria chegue até sua casa, ele tem entrega imediata. Ou seja, o cliente faz o pedido e ele será entregue no mesmo dia em sua casa, ou estabelecimento comercial.
Além dos esmaltes, a Zona Norte Cosméticos trabalha com outras linhas de produtos de beleza como Abelha Rainha e Natubelle. Abaixo você pode conferir alguns produtos que podem ser encontrado na loja da Zona Norte.
terça-feira, 12 de julho de 2016
Júlia Arruda visita Niterói amanhã para ouvir reivindicações dos moradores da comunidade
Já em campanha eleitoral, a vereadora Júlia Arruda visita amanhã a comunidade do Niterói na Zona Norte de Natal. Júlia vem a convite do presidente do Centro Desportivo da comunidade, Sebastião Mathias firmar um compromisso com os moradores de trazer para o conjunto a instalação de uma academia da terceira idade.
A reunia vai acontecer às 21h na quadra de esportes do conjunto habitacional. Além da academia, Mathias vai cobrar da vereadora reformas da quadra de esportes e da parquino além de outros melhorias para o bairro.
A luta pela instalação de uma academia popular é bem antiga. Mathias tem batido nas portas dos gabinetes de vereadores de Natal, mas não tinha recebido promessas mais comprometidas. Porém, no início deste ano, ao ter um encontro com a vereadora, ela se comprometeu a atender os pedidos do líder comunitário e dos moradores.
Depois do encontro, Mathias solicitou que a vereadora fizesse uma visita ao bairro para firmar este compromisso também com os moradores. "As pessoas cobram de que a gente não luta. Não conseguem ver o quanto perdemos tempo sentados em órgão públicos", explica Mathias.
Desta forma, Mathias espera que toda a comunidade se faça presente neste evento para reforçar sua luta. O líder comunitário, que também integra a Associação dos Moradores do Conjunto Niterói acredita que só assim o bairro conquiste esta luta que é antiga.
A academia pleiteada pelos moradores do Niterói deve ser instalada ao lado do parquinho infantil e da quadra de esportes. Mathias defende que será um local ideal para reunir as famílias nos finais de tarde.
Assim, enquanto os adultos se exercitam, as crianças brincam no parquinho que também necessita de reformas. Esta será uma segunda reivindicação dos moradores do Niterói junto a vereadora Julia Arruda.
A quadra de esportes do Niterói também precisa urgentemente de reformas. Mesmo iluminada, a marcação já está bem ofuscada e os arames de proteção enferrujados.
Além da prática esportiva, a quadra é o local onde acontecem eventos culturais no bairro como festejos juninos, missas e cultos evangélicos.
Desportista ver no esporte a saída para livrar os jovens das drogas
Militar aposentado, Mathias Sebastião emprega seu tempo com o esporte amador. Para ele, este e seu legado, melhorar a vida da comunidade através da prática esportiva.
"As drogas hoje está solta, e a única saída que vejo é movimentar esta garotada", explica Mathias.
Na foto, os inúmeros troféus conquistados pelos seus meninos. Mathias trabalha com jovens em várias faixas de idades em parcerias com outros apaixonados pelo esporte.
Além do futebol, o Centro Esportivo mantém uma escolinha de Tênis, no Campo do Centro Desportivo que fica ao lado da Escola Municipal Francisca de Oliveira
A reunia vai acontecer às 21h na quadra de esportes do conjunto habitacional. Além da academia, Mathias vai cobrar da vereadora reformas da quadra de esportes e da parquino além de outros melhorias para o bairro.
A luta pela instalação de uma academia popular é bem antiga. Mathias tem batido nas portas dos gabinetes de vereadores de Natal, mas não tinha recebido promessas mais comprometidas. Porém, no início deste ano, ao ter um encontro com a vereadora, ela se comprometeu a atender os pedidos do líder comunitário e dos moradores.
Depois do encontro, Mathias solicitou que a vereadora fizesse uma visita ao bairro para firmar este compromisso também com os moradores. "As pessoas cobram de que a gente não luta. Não conseguem ver o quanto perdemos tempo sentados em órgão públicos", explica Mathias.
Desta forma, Mathias espera que toda a comunidade se faça presente neste evento para reforçar sua luta. O líder comunitário, que também integra a Associação dos Moradores do Conjunto Niterói acredita que só assim o bairro conquiste esta luta que é antiga.
Na foto ao lado, o presidente do Centro Desportivo do conjunto Niterói mostra terreno onde será instalado a Academia Popular, ou Academia da terceira idade.
Esperançosos de que sejam beneficiados pela obra, os moradores fizeram um mutirão e limparam o local, assim como o parquinho e a quadra de esportes.
Melhorias no Parquinho será outra cobrança dos moradores
Assim, enquanto os adultos se exercitam, as crianças brincam no parquinho que também necessita de reformas. Esta será uma segunda reivindicação dos moradores do Niterói junto a vereadora Julia Arruda.
Quadra de esportes do bairro também precisa de reformas
A quadra de esportes do Niterói também precisa urgentemente de reformas. Mesmo iluminada, a marcação já está bem ofuscada e os arames de proteção enferrujados.
Além da prática esportiva, a quadra é o local onde acontecem eventos culturais no bairro como festejos juninos, missas e cultos evangélicos.
Desportista ver no esporte a saída para livrar os jovens das drogas
Militar aposentado, Mathias Sebastião emprega seu tempo com o esporte amador. Para ele, este e seu legado, melhorar a vida da comunidade através da prática esportiva.
"As drogas hoje está solta, e a única saída que vejo é movimentar esta garotada", explica Mathias.
Na foto, os inúmeros troféus conquistados pelos seus meninos. Mathias trabalha com jovens em várias faixas de idades em parcerias com outros apaixonados pelo esporte.
Além do futebol, o Centro Esportivo mantém uma escolinha de Tênis, no Campo do Centro Desportivo que fica ao lado da Escola Municipal Francisca de Oliveira
sábado, 23 de janeiro de 2016
Caminhada pela paz em Natal refaz percurso que Maria Carolina realizava antes de ser morta em assalto dia 20
Multidão refez, na tarde de hoje, 6 Km de percurso da caminhada
vespertina que a estudante Maria Carolina costumava realizar pela
avenida Itapetininga antes de ser brutalmente assassinada.
A caminhada que partiu em frente a Lojas Claudi Moveis, foi até avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha) retornando até o local onde a estudante foi assassinada.
A caminhada que partiu em frente a Lojas Claudi Moveis, foi até avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha) retornando até o local onde a estudante foi assassinada.
Vestidos de pretos, portando flores e velas, as pessoas também
protestavam contra a violência que vem tomando conta da cidade nos
últimos meses.
Muita gente estava emocionada, e alguns choravam copiosamente. Carros de som acompanharam o corte, onde a mãe de Maria Carolina lamentava pela morte de sua filha, e pedia que as autoridades estaduais zelassem pela segurança dos potiguares.
Alguns participantes também levaram faixas, e entre elas, uma dizia que "Maria Carolina, você não é vítima. É mártir, porque o mártir jamais será esquecido",
Pontualmente, às 16h30, horário em que a estudante foi assassinada, a caminhada fez um minuto de silêncio, velas foram acesas e toda a população rezou o Pai Nosso.
No final do percurso, a mãe da estudante, familiares, amigos e colegas de faculdade de Karolina depositaram flores no local onde a estudante caiu morta depois de sofrer um disparo a queima roupa.
Ao chegar ao local onde Karolina foi morta, em tom emocionado, a mãe de Karolina se deitou no meio das flores e vela lembrando os últimos momentos de sua filha na terra. Em seguida, a irmã de Karolina fez um discurso que emocionou a multidão. Ela lembrou que Karolina era uma menina feliz, sondadora e que os planos para este ano era comprar uma cachorrinha puldo e se dedicar as suas aulas de balé. Também lembrou que era sonho de sua irmã conhecer a cidade de Paris e fazer uma foto ao lado da Torre Eiffel.
Ao final, milhares de velas foram acesas no local onde Karolina foi morta e, faltando espaço, muitas velas foram acesas debaixo das frondosas mangueiras que arborizam o lugar de caminhada de populares.
Maria Carolina, tinha 19 anos, era estudante de Turismo an UFRN, e foi morta na última quarta-feira (20) quando caminhava no calçadão da Avenida Itapetinga.
Naquela tarde, Carolina caminhava com sua irmã. E, ao chegar no cruzamento com a Rua Baraúnas, um homem armado se aproximou dela e anunciou o assalto. No momento em que a estudante estava entregando o celular, o assaltante disparou um tiro a queima roupa, atingindo o peito da estudante.
Em seguida, o assaltante correu e se montou na garupa de uma motocicleta (seu comparsa o esperava a pouco mais de 50 metros). Os dois fugiram, mas deixaram rastro. Uma câmera de um comércio próximo gravou a cena do crime
Ainda na mesma noite, os dois assassinos foram presos, em suas residências,. Um morava no Golandim, e outro no Pajuçara.
Mais fotos desta caminhada, clicar no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.205342079814399.1073741846.158007317881209&type=3https://www.facebook.com/media/set/?set=a.205342079814399.1073741846.158007317881209&type=3
Muita gente estava emocionada, e alguns choravam copiosamente. Carros de som acompanharam o corte, onde a mãe de Maria Carolina lamentava pela morte de sua filha, e pedia que as autoridades estaduais zelassem pela segurança dos potiguares.
Alguns participantes também levaram faixas, e entre elas, uma dizia que "Maria Carolina, você não é vítima. É mártir, porque o mártir jamais será esquecido",
Mãe da unversitária lembra os últimos minutos de sua filha na terra
Pontualmente, às 16h30, horário em que a estudante foi assassinada, a caminhada fez um minuto de silêncio, velas foram acesas e toda a população rezou o Pai Nosso.
No final do percurso, a mãe da estudante, familiares, amigos e colegas de faculdade de Karolina depositaram flores no local onde a estudante caiu morta depois de sofrer um disparo a queima roupa.
Ao chegar ao local onde Karolina foi morta, em tom emocionado, a mãe de Karolina se deitou no meio das flores e vela lembrando os últimos momentos de sua filha na terra. Em seguida, a irmã de Karolina fez um discurso que emocionou a multidão. Ela lembrou que Karolina era uma menina feliz, sondadora e que os planos para este ano era comprar uma cachorrinha puldo e se dedicar as suas aulas de balé. Também lembrou que era sonho de sua irmã conhecer a cidade de Paris e fazer uma foto ao lado da Torre Eiffel.
Velas são acesas no local onde Maria Carolina foi assassinada
Ao final, milhares de velas foram acesas no local onde Karolina foi morta e, faltando espaço, muitas velas foram acesas debaixo das frondosas mangueiras que arborizam o lugar de caminhada de populares.
Maria Carolina, tinha 19 anos, era estudante de Turismo an UFRN, e foi morta na última quarta-feira (20) quando caminhava no calçadão da Avenida Itapetinga.
Naquela tarde, Carolina caminhava com sua irmã. E, ao chegar no cruzamento com a Rua Baraúnas, um homem armado se aproximou dela e anunciou o assalto. No momento em que a estudante estava entregando o celular, o assaltante disparou um tiro a queima roupa, atingindo o peito da estudante.
Em seguida, o assaltante correu e se montou na garupa de uma motocicleta (seu comparsa o esperava a pouco mais de 50 metros). Os dois fugiram, mas deixaram rastro. Uma câmera de um comércio próximo gravou a cena do crime
Ainda na mesma noite, os dois assassinos foram presos, em suas residências,. Um morava no Golandim, e outro no Pajuçara.
Mais fotos desta caminhada, clicar no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.205342079814399.1073741846.158007317881209&type=3https://www.facebook.com/media/set/?set=a.205342079814399.1073741846.158007317881209&type=3
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
Neguinho da Beija Flor e Debinha fazem show histórico nos 50 anos da Balanço do Morro das Rocas
| Neguinho da Beijar Flor revive sambas históricos |
Iniciou cantando sambas da escola do Rio, Beija Flor do Nilópolis, mas a certa altura do show, parou e pediu que todos reverenciassem o grande mestre do samba, que não era ele, mas sim, o mestre Lucarino, que ensinou a muita gente de como se fazia uma escola de samba.
Neguinho justificou sua declaração explicando que fazer carnaval no Rio de Janeiro não é tão difícil o quanto fazer em Natal, cuja tradição cultural é outra. Assim, ele apontou para a foto de Lucarino, o fundador da Balanço do Morro nas Rocas.
Mesmo sendo um local pequeno para o tamanho da escola, e sem nenhum conforto, a festa foi muito bonita, reunindo a família dos amantes do samba. Nela, se encontrava senhoras, mãe com bebê no colo e cadeirantes.
No palco, as passistas da escola Balanço do Morro praticamente "se viraram nos trinta", tentando encontrar um espaço para sambar. Próximo ao palco, centenas de pessoas disputam também alguns centímetros de chão, na tentativa de chegarem mais perto e assim registrarem com seus celulares o momento histórico para os carnavalescos do RN.
A exemplo de Neguinho, Debinha também exalta o nome do mestre Lucarino
| Debinha, "aprendi muito com mestre Lucarino" |
Entre uma música e outra, Debinha atendia a pedidos de admiradores do samba que para serem fotografados ao seu lado. Geralmente eram casais, ou família inteira, alguns com crianças de colo.
Acompanhados pelo grupo de samba que reúne "Seu Samba, Show Balanço e Luiz Noga", Debinha fez questão de lembrar que aprendeu muito com os sambistas das Rocas. Lembrou que nos anos 80, viveu o carnaval potiguar tendo a honra de ter aprendido com o mestre Lucarino, fundador da Balanço do Morro.
"Aqui, o mestre não sou eu, mas aquele que da foto ali naquela parede". Apontou Debinha para um cartaz com a foto de Lucarino que fora estampado na parede do barracão.
Debinha também lembrou que muitos outros carnavalescos que ali estavam tiveram esta oportunidade. "E por isto é que a Rocas é hoje um berço de sambista. E, entre os futuros sambistas, estava o neto de Igacy, um menino de com quatro anos que sambava sem parar.
Depois da apresentação de Debinha, foi a vez de entrar em cena Neguinho da Beija Flor, e as passistas da Balanço do Morro.
A Balanço do Morro, uma das mais tradicional escola de samba potiguar, completou, nesta quarta-feira (06/01/2016), 50 anos de fundação. Para comemorar a data, a escola de samba das Rocas, realizou uma roda de samba, que contou com a presença de Debinha, da Portela e Neguinho da Beija Flor.
A festa começou ao meio dia e rolou até às 22h, no barracão da escola que fica na Rua Chile, na Ribeira.
A Balanço do Morro, uma das mais tradicional escola de samba potiguar, completou, nesta quarta-feira (06/01/2016), 50 anos de fundação. Para comemorar a data, a escola de samba das Rocas, realizou uma roda de samba, que contou com a presença de Debinha, da Portela e Neguinho da Beija Flor.
A festa começou ao meio dia e rolou até às 22h, no barracão da escola que fica na Rua Chile, na Ribeira.
Confira o vídeo do show de Neguinho clicando no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=J4vhVdKyM-4
Assinar:
Postagens (Atom)