Vida natural

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Goladim, em São Gonçalo do Amarante, se transformou num bairro comercial da Grande Natal


O Golandim, o bairro de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, é hoje um centro comercial muito disputado pelos comerciantes da Zoa Norte de Natal.

O Golandim é um bairro de população de baixa renda, mas que tem uma grande concentração de pessoas. Os primeiros moradores chegaram ao local no finalzinho da década de 80. A maioria, vieram para Natal com o intuito de fugir da seca que assolou a denominada região do Mato Grande do Rio Grande do Norte.

O que impulsionou o seu surgimento e crescimento foram a criação de loteamentos nesta região. Entre elas,  a imobiliário do Galego, desmembrou grandes áreas em pequenos loteamentos. Foram lotes que mediam pouco mais de 90 metros quadrados. Isto foi fundamental para que, num pequeno espaço, fossem construidas centenas de casas e nelas se concentrasse uma grande população.

A superpopulação favoreceu para que a principal rua do bairro, se transformasse num centro comercial, que atraiu dezenas de pequenos comerciantes. A rua principal do bairro, mais conhecida como Estrada de Golamdim  é muito movimentada. Para se ter uma ideia, basta lembrar que a foto acima foi feita em pleno meio dia de uma segunda-feira.

Entretanto, a movimentação de pessoas é muito grande no finalzinho da tarde, momento em que as pessoas estão retornando de seus trabalhos.  Apesar da movimentação, alguns comerciantes alegam que muita gente se engana com o faturamento comercial no local.

Entre estes comerciantes, está Maria Firmino. Ela tem uma lojinha no local e diz que as vendas estão paradas. Para ela, o local já foi melhor. Mas, agora, tem muito comercio para pouco dinheiro. A comerciante esclarecer, que a população tem baixa renda e que de 2014 para cá, o poder aquisitivo dos moradores, que já era baixo, caiu ainda mais. Com pouco dinheiro no bolso e uma competição acirrada, é drificil  sonhar em bons faturamento.

População do Golandim, em São Gonçalo, deve triplicar até o final de 2016

Até o final de 2016, a população do Golandim deve triplicar. É que, do outro lado do Rio que deu nome ao bairro, estão sendo construídas milhares de casas populares através do Projeto Minha Casa Minha Vida.

Na realidade, a maioria das casas já foram entregues, porém, muitas delas ainda não receberam seus primeiros moradores. Mas, quando elas forem ocupadas, inevitavelmente o bairro de São Gonçalo do Amarante, que está na área administrativa da Grande Natal deve inchar.

Visando atender a demanda da população, a prefeitura municipal já vem construindo creches e postos de saúde. Mas, como todo bairro novo que surgem nas periferias das grandes cidades, o Golandim enfrenta diaraimente seus problemas. Entre eles, lixo em terrenos baldios, violência e racionamento de água.

Entretanto, o transporte coletivo não tem sido grande problemas. Isto porque, o bairro é muito central e está no cruzamento de duas rodovias que ligam outras cidades da região Metropolitana de Natal ( Macaúiba, Extremoz e Ceará-Mirim.

O problema maior de transporte reside para quem mora nas ruas que ficam próxima ao Rio Golandim. A situação se agrava nas altas horas da noite, quando os transportes que entram no bairro ficam mais escassos. Então, os passageiros tem de descerem dos coletivos nas proximidades das estradas de Ceará-Mirim e São Gonçalo. O percurso até suas casas é longo e perigoso.

domingo, 18 de outubro de 2015

Prefeito Carlos Eduardo anuncia a entrega da 2ª UPA da Zona Norte até o final deste mês

 Até o final deste mês de outubro, a Zona Norte vai ganhar a sua segunda Unidade de Pronto Atendimento de Saúde (UPAS). A nova unidade de saúde vai ficar na avenida Senhor do Bonfim, no conjunto Soledade II. As obras já estão na fase de retoques final, e o prefeito Carlos Eduardo Alves, já confirmou que até o final deste mês, os moradores serão beneficiados com mais este serviço.

Quando iniciar o seu funcionamento, a unidade de saúde vai desafogar o atendimento emergenciais que estavam totalmente concentrados na UPA do Pajuçara.  O prédio também vai facilitar o acesso de pessoas que residem em outros bairros da Zona Norte, como Paraiso, Parque dos Coqueiros, Igapó e até a Redinha. A nova unidade fica a menos de 500 metros da Avenidade João Medeiros Filho, principal avenida desta região metropolitana de Natal. Ela está situada num ponto estratégio, que vai diminuir o percurso dos bairros acima mencionado, bem diferente da distância que os pacientes teriam de percorrer para ser atendidos na unidade de Pajuçara.

A abra faz parte de uma série de outras ações que a prefeitura de Natal vem realizando para melhorar o atendimento de saúde na Zona Norte. No ano passado (agosto) foi entregue as novas instalações da unidade Estratégia de Saúde da Família de Soledade I, que passou a funcionar no prédio da antiga Clínica Odontológica da Zona Norte, na Avenida Itapetinga, s/n.

No Soledade II também está sendo construído uma nova Unidade de Saúde da Família. O prédio vai ficar no espaço onde havia sido construido um anfiteatro, mas que estava abanada.
Os serviços que eram ofertados na Clínica Odontológica da Zona Norte foram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara desde a semana passada, passando atender à população em regime de 24 horas, uma reivindicação dos moradores da zona norte.





A prefeitura tem investido na saúde preventiva. E entre as ações estão as Academias da 3º Idade, situadas a céu aberto. Já são mais de 20 unidades contemplando todos os bairros da Zona Norte.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Americanas vai inaugurar, em novembro, uma das maiores lojas da rede na Zona Norte de Natal

Até a metade de novembro, a Zona Norte de Natal vai ganhar mais uma lojas Americanas. A construção que já concluiu a fase de alvenaria, entra para a etapa de reboco e acabamento, da nova loja que fica no Gancho de Igapó, no Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante.

A segunda loja da rede varejista Americanas ( existe uma loja no Shopping Estação) está numa localização privilegiada. No cruzamento para as quatro cidades da Grande Natal Norte (Macaiba, São Gonçalo, Ceará-Mirim e Extremoz), e a menos de 6 Km do Aeroporto Internacional e das praias do Litoral Norte.  Se estima a passagem de aproximadamente 200 mil pessoas diariamente.

Por ser uma loja que visa atingir o publico mais popular, a gerência das Americanas também tem está localizada numa região que mais tem crescido em números de habitantes. Cidades como São Gonçalo, Extremoz e Ceará Mirim praticamente triplicaram sua população de três anos para cá. Além do mais, existem  mais de 10 casas populares que devem ser ocupadas dentro de dois anos. Estas habitações fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.

A loja das Americanas do Gancho será instalada num prédio amplo ( um dos maiores do Nordeste). São três pisos, numa área s de 4 mil metros quadrados. Somente na sobre-loja será construído um estacionamento para mais de 100 veículos. No loja também funcionará uma agencia do Banco Itaú. 

Lojas varejistas tem mirado as atenções para o  trecho denominado como Gancho de Igapó. Puxadas pelos Supermercados Nordestão, que se instalou no local desde os anos 90, de lá para cá vieram outros grupos como:; Insinuante, Maré Mansa, Magazine  Luisa,  Drogarias Pague Menos, Irmã Dulce, entre outras.

Mas,  a área deve mudar mesmo de cara quando for construido o Shopping Center Guararapes, do Grupo Etevaldo Rocha. O novo empreendimento será no local onde funcionou a Indústria Textil Coteminas, até o ano 2000.  Será um shopping moderno, a frente de um condomínio fechado.

As lojas Americanas e Magazine Luiza lideram o ranking dos varejismo no  Brasil. Porém, as Americanas, com mais de 200 lojas no Brasil, está entre os 250 maiores varejistas do mundo.
 

Alheia as crises que tem assolado o Brasil, sendo a de 2015, a que está vivendo na prática, as Americanas tem sido uma empresa que cresce de forma vertical. Ainda mais, seu foco tem sido o publico rankeado como "C" e "D", ou seja, as classe mais populares. Sendo produtos de cosméticos, vestimentas e brinquedos seus referenciais. As Americanas também tem apostado no comercio Online, a exemplo de sua concorrente direto, a Magazine Luisa.



segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Natal pode ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter todas as escolas públicas com lousa digital

Dentro de um curto espaço de tempo, todas as escolas da rede municipal de ensino de Natal devem contar com lousa digital.  Esta é o pensamento do técnico de informática da Secretaria Municipal de Ensino, Ausimar, em aula palestra proferida na formação continuada dos professores de Ensino Religioso, na manhã desta segunda-feira no Cemure, na Cidade da Esperança.

Mesmo, a primeira vista, parecendo um projeto futurista e que, para muitos parece uma ilusão, o fato é que Natal deve ser uma das capitais brasileira a sair na frente das demais, em vista de que ela foi agraciada com um programa piloto com recursos provenientes do Governo Federal.

Ausimar informou, que já existem 20 escolas de Natal com lousa digital e outras 58 devem devem ser contempladas dentro de poucos meses. "É um caminho sem retorno, em vista de que as lousas já começaram a chegar e elas não foram instaladas porque as escolas devem passar por algumas pequenas reformas para que possam receber os quadros digitais".

Entre estas reformas, estão a adaptação correntes elétricas para as salas, como instalação de  tomadas, iluminação apropriada e até segurança, Mas, ele entende que o uso destes quadros digitais nas escolas não serão em sua totalidade como prevê o projeto, ou seja, um conjunto que inclui lousa, notebook e data-show.  Pela falta de segurança que as escolas  públicas passam, possivelmente o seu uso será com o auxilio do notebook do professor, ou em alguns casos, os conjuntos ficariam restritos a salas especiais.

CURIOSIDADES - Diferente do que muita gente pensa, a lousa digital não é um equipamento  fácil de ser destruído. "Eu também pensava assim, ou seja, com qualquer toque ele seria arranhado ou destruído", lembra o professor. Porém, ele informou que as lousas são muito resistentes.

Para se ter uma ideia da resistência destas lousas, Ausimar lembrou que eles são feitos a base de uma liga composta de metal e  carbono, o mesmo material que é feito  a fuselagem de aviões. "É um material muito resistente, capaz de absorver um bom impacto físico", explica. Por outro lado, os fabricantes dão uma garantia de 5 anos, mas que eles devem chegar aos 10 e até os 20 anos.

Questionado se eles não ficariam desfasado em vista dos contantes avanços no campo da informática, o professor explicou que a empresa fabricante vai fazer reprogramação de programas a cada mudança acontecida. Por outro lado, o que muda são os programas, e não a lousa em si.

O novo recurso didático encheu os olhos dos professores presentes a aula palestra de Ausimar. A lousa digital possui uma gama de recursos que podem ser usado pelo professor.  Imagens, vídeos, recortes e montagens de vídeos aulas podem ser feitas instantaneamente. Também o seu uso é muito fácil. Bastam algumas explcicações para que o professor se aproprie das técnicas de seu manuseio.

Além do Ensino Religioso, os professores de outras disciplinas estão passando por formação para que saibam usar as lousas digitais assim que elas comecem a chegar as suas escolas.  Além de manuseia as lousas, os professores da rede municipal são orientados a criarem uma conta no portal do professor na  plataforma do MEC, que é um espaço onde estas aulas vão formar um banco de dados para que elas seja compartilhadas com outros professores de todo o Brasil.




sábado, 3 de outubro de 2015

Zona Norte mantém tradição e vai disputar Copa Natal de futebol sub-17 com 22 equipes

A exemplo do que vem acontecendo desde a sua primeira edição, a Zona Norte é a região de Natal a ter o maior número de equipes participantes na terceira edição da edição da Copa Natal de Futebol Sub 15. São 22 equipes, que estiveram presentes ao desfile de abertura que aconteceu hoje à tarde no estádio no Estádio Senador João Câmara, situado no bairro das Rocas.

A competição, promovida pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), contará com 43 equipes das 04 zonas da cidade, divididas em 08 grupos e com a participação de mil atletas. Todos eles receberam uniformes para disputar o certame e cada equipe ganhou duas bolas para ajudar na preparação do torneio.

A copa, que vai até dezembro, se revela importante inclusive na questão familiar. “Recebi depoimentos de pais que ficam muito felizes por seus filhos disputarem o torneio, pois eles ficam mais caseiros, dedicados, com responsabilidade, se preparando para os jogos” revelou o secretário Luiz Eduardo Machado.


Abaixo segue a relação de todas as equipes participantes:

Zona Norte
Nova Naral FC; Parque das Dunas (Nsrº de Fátima); Leões FC; Gasac; Calouros Abecedistas; EQP. Parque Floresta; Boa Sorte FC; Igapó JS; Projeto Social Futuro do Natal; Sel/Sindafern; União Juventude; Pziec; América do Soledade II; Icope; Soledade FC; E. Nova Geração; EQP José Sarney; IDFH; Guarani FC; Projeto Sou do Rio; Águia FC; Sarney FC e EQP. Projeto Arcenal.

Zona Oeste
EQP. CDCE; Centro Desportivo Guarapes; Náutico FC; EQP. Clube Atlético; Cidade Nova FC; Vitória; EQP. Conselho Comunitário e Guarani FC.

Zona Leste
Rocas FC; Santos Reis; CD. Mãe Luiza; EQP. Passo da Pátria e Alecrim EC.

Zona Sul
PEF. Nova Descoberta; Satélite FC; Afurn União; Potengi EC; Planalto FC e Santos FC.

Missa dos Martíres, em Uruiaçu reune mais de 10 mil fiéis

A tradicional festa relgiosa dos Martires de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante reuniu mais de 10 mil fieis da Grande Natal, interior do RN e até de estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco e Ceará.

A Festa dps Martíres, como é conhecida pelos fiéis começou logo cedo com uma missa matinal, com uma missa em Natal.  Porém, a  movimentação em São Gonçalo aconteceu durante todo o dia com a chegada de fiéis que vinham em caravanas de ônibus. Porém, a movimentação se intensificou depois das 14 horas, momento que antecedia o show da cantoria Joana.

A festa neste ano contou com a presença de diversas lideranças politics, entre as quais o Goverandor do Estado Robinson Farias, a deputada federal Zenaide Maia, a senadora Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano e o prefeito de São Gonçalo Jaime Calado.

A missa dos Martíres foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira. Ele  chegou cedo, em tempo de acompanhar o show de Joanna. Na missa, o arcebispo destacou a importância de lembrar a memória dos mártires, e também anunciou que o Vaticano pode canonizar os martires, o que será muito importante para os fiéis brasileiro.

O prefeito Carlos Eduardo, não foi a Uruaçu, mas participou da missa matinal que aconteceu na Basílica dos Martíres, no bairro de Nazaré. Ela foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha.

Centenas de pessoas lotaram a basílica para oferecer homenagens aos 30 mártires, que foram vítimas de dois morticínios no ano de 1645 e beatificados em 5 de março de 2000 pelo papa João Paulo II.




À tarde, o preeito de Natal esteve na abertura do campeonato de futebol sub-17, que aconteceu no campinho das Rocas, em, Natal.