Até o final deste mês de outubro, a Zona Norte vai ganhar a sua segunda Unidade de Pronto Atendimento de Saúde (UPAS). A nova unidade de saúde vai ficar na avenida Senhor do Bonfim, no conjunto Soledade II. As obras já estão na fase de retoques final, e o prefeito Carlos Eduardo Alves, já confirmou que até o final deste mês, os moradores serão beneficiados com mais este serviço.
Quando iniciar o seu funcionamento, a unidade de saúde vai desafogar o atendimento emergenciais que estavam totalmente concentrados na UPA do Pajuçara. O prédio também vai facilitar o acesso de pessoas que residem em outros bairros da Zona Norte, como Paraiso, Parque dos Coqueiros, Igapó e até a Redinha. A nova unidade fica a menos de 500 metros da Avenidade João Medeiros Filho, principal avenida desta região metropolitana de Natal. Ela está situada num ponto estratégio, que vai diminuir o percurso dos bairros acima mencionado, bem diferente da distância que os pacientes teriam de percorrer para ser atendidos na unidade de Pajuçara.
A abra faz parte de uma série de outras ações que a prefeitura de Natal vem realizando para melhorar o atendimento de saúde na Zona Norte. No ano passado (agosto) foi entregue as novas instalações da unidade Estratégia
de Saúde da Família de Soledade I, que passou a funcionar no prédio da
antiga Clínica Odontológica da Zona Norte, na Avenida Itapetinga, s/n.
No Soledade II também está sendo construído uma nova Unidade de Saúde da Família. O prédio vai ficar no espaço onde havia sido construido um anfiteatro, mas que estava abanada.
Os serviços que eram ofertados na Clínica Odontológica da Zona Norte
foram transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara
desde a semana passada, passando atender à população em regime de 24
horas, uma reivindicação dos moradores da zona norte.
A prefeitura tem investido na saúde preventiva. E entre as ações estão as Academias da 3º Idade, situadas a céu aberto. Já são mais de 20 unidades contemplando todos os bairros da Zona Norte.
domingo, 18 de outubro de 2015
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Americanas vai inaugurar, em novembro, uma das maiores lojas da rede na Zona Norte de Natal
Até a metade de novembro, a Zona Norte de Natal vai ganhar mais uma lojas Americanas. A construção que já concluiu a fase de alvenaria, entra para a etapa de reboco e acabamento, da nova loja que fica no Gancho de Igapó, no Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante.
A segunda loja da rede varejista Americanas ( existe uma loja no Shopping Estação) está numa localização privilegiada. No cruzamento para as quatro cidades da Grande Natal Norte (Macaiba, São Gonçalo, Ceará-Mirim e Extremoz), e a menos de 6 Km do Aeroporto Internacional e das praias do Litoral Norte. Se estima a passagem de aproximadamente 200 mil pessoas diariamente.
Por ser uma loja que visa atingir o publico mais popular, a gerência das Americanas também tem está localizada numa região que mais tem crescido em números de habitantes. Cidades como São Gonçalo, Extremoz e Ceará Mirim praticamente triplicaram sua população de três anos para cá. Além do mais, existem mais de 10 casas populares que devem ser ocupadas dentro de dois anos. Estas habitações fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.
A loja das Americanas do Gancho será instalada num prédio amplo ( um dos maiores do Nordeste). São três pisos, numa área s de 4 mil metros quadrados. Somente na sobre-loja será construído um estacionamento para mais de 100 veículos. No loja também funcionará uma agencia do Banco Itaú.
Lojas varejistas tem mirado as atenções para o trecho denominado como Gancho de Igapó. Puxadas pelos Supermercados Nordestão, que se instalou no local desde os anos 90, de lá para cá vieram outros grupos como:; Insinuante, Maré Mansa, Magazine Luisa, Drogarias Pague Menos, Irmã Dulce, entre outras.
Mas, a área deve mudar mesmo de cara quando for construido o Shopping Center Guararapes, do Grupo Etevaldo Rocha. O novo empreendimento será no local onde funcionou a Indústria Textil Coteminas, até o ano 2000. Será um shopping moderno, a frente de um condomínio fechado.
As lojas Americanas e Magazine Luiza lideram o ranking dos varejismo no Brasil. Porém, as Americanas, com mais de 200 lojas no Brasil, está entre os 250 maiores varejistas do mundo.
Alheia as crises que tem assolado o Brasil, sendo a de 2015, a que está vivendo na prática, as Americanas tem sido uma empresa que cresce de forma vertical. Ainda mais, seu foco tem sido o publico rankeado como "C" e "D", ou seja, as classe mais populares. Sendo produtos de cosméticos, vestimentas e brinquedos seus referenciais. As Americanas também tem apostado no comercio Online, a exemplo de sua concorrente direto, a Magazine Luisa.
A segunda loja da rede varejista Americanas ( existe uma loja no Shopping Estação) está numa localização privilegiada. No cruzamento para as quatro cidades da Grande Natal Norte (Macaiba, São Gonçalo, Ceará-Mirim e Extremoz), e a menos de 6 Km do Aeroporto Internacional e das praias do Litoral Norte. Se estima a passagem de aproximadamente 200 mil pessoas diariamente.
Por ser uma loja que visa atingir o publico mais popular, a gerência das Americanas também tem está localizada numa região que mais tem crescido em números de habitantes. Cidades como São Gonçalo, Extremoz e Ceará Mirim praticamente triplicaram sua população de três anos para cá. Além do mais, existem mais de 10 casas populares que devem ser ocupadas dentro de dois anos. Estas habitações fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.
A loja das Americanas do Gancho será instalada num prédio amplo ( um dos maiores do Nordeste). São três pisos, numa área s de 4 mil metros quadrados. Somente na sobre-loja será construído um estacionamento para mais de 100 veículos. No loja também funcionará uma agencia do Banco Itaú.
Lojas varejistas tem mirado as atenções para o trecho denominado como Gancho de Igapó. Puxadas pelos Supermercados Nordestão, que se instalou no local desde os anos 90, de lá para cá vieram outros grupos como:; Insinuante, Maré Mansa, Magazine Luisa, Drogarias Pague Menos, Irmã Dulce, entre outras.
Mas, a área deve mudar mesmo de cara quando for construido o Shopping Center Guararapes, do Grupo Etevaldo Rocha. O novo empreendimento será no local onde funcionou a Indústria Textil Coteminas, até o ano 2000. Será um shopping moderno, a frente de um condomínio fechado.
As lojas Americanas e Magazine Luiza lideram o ranking dos varejismo no Brasil. Porém, as Americanas, com mais de 200 lojas no Brasil, está entre os 250 maiores varejistas do mundo.
Alheia as crises que tem assolado o Brasil, sendo a de 2015, a que está vivendo na prática, as Americanas tem sido uma empresa que cresce de forma vertical. Ainda mais, seu foco tem sido o publico rankeado como "C" e "D", ou seja, as classe mais populares. Sendo produtos de cosméticos, vestimentas e brinquedos seus referenciais. As Americanas também tem apostado no comercio Online, a exemplo de sua concorrente direto, a Magazine Luisa.
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Natal pode ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter todas as escolas públicas com lousa digital
Dentro de um curto espaço de tempo, todas as escolas da rede municipal de ensino de Natal devem contar com lousa digital. Esta é o pensamento do técnico de informática da Secretaria Municipal de Ensino, Ausimar, em aula palestra proferida na formação continuada dos professores de Ensino Religioso, na manhã desta segunda-feira no Cemure, na Cidade da Esperança.
Mesmo, a primeira vista, parecendo um projeto futurista e que, para muitos parece uma ilusão, o fato é que Natal deve ser uma das capitais brasileira a sair na frente das demais, em vista de que ela foi agraciada com um programa piloto com recursos provenientes do Governo Federal.
Ausimar informou, que já existem 20 escolas de Natal com lousa digital e outras 58 devem devem ser contempladas dentro de poucos meses. "É um caminho sem retorno, em vista de que as lousas já começaram a chegar e elas não foram instaladas porque as escolas devem passar por algumas pequenas reformas para que possam receber os quadros digitais".
Entre estas reformas, estão a adaptação correntes elétricas para as salas, como instalação de tomadas, iluminação apropriada e até segurança, Mas, ele entende que o uso destes quadros digitais nas escolas não serão em sua totalidade como prevê o projeto, ou seja, um conjunto que inclui lousa, notebook e data-show. Pela falta de segurança que as escolas públicas passam, possivelmente o seu uso será com o auxilio do notebook do professor, ou em alguns casos, os conjuntos ficariam restritos a salas especiais.
CURIOSIDADES - Diferente do que muita gente pensa, a lousa digital não é um equipamento fácil de ser destruído. "Eu também pensava assim, ou seja, com qualquer toque ele seria arranhado ou destruído", lembra o professor. Porém, ele informou que as lousas são muito resistentes.
Para se ter uma ideia da resistência destas lousas, Ausimar lembrou que eles são feitos a base de uma liga composta de metal e carbono, o mesmo material que é feito a fuselagem de aviões. "É um material muito resistente, capaz de absorver um bom impacto físico", explica. Por outro lado, os fabricantes dão uma garantia de 5 anos, mas que eles devem chegar aos 10 e até os 20 anos.
Questionado se eles não ficariam desfasado em vista dos contantes avanços no campo da informática, o professor explicou que a empresa fabricante vai fazer reprogramação de programas a cada mudança acontecida. Por outro lado, o que muda são os programas, e não a lousa em si.
O novo recurso didático encheu os olhos dos professores presentes a aula palestra de Ausimar. A lousa digital possui uma gama de recursos que podem ser usado pelo professor. Imagens, vídeos, recortes e montagens de vídeos aulas podem ser feitas instantaneamente. Também o seu uso é muito fácil. Bastam algumas explcicações para que o professor se aproprie das técnicas de seu manuseio.
Além do Ensino Religioso, os professores de outras disciplinas estão passando por formação para que saibam usar as lousas digitais assim que elas comecem a chegar as suas escolas. Além de manuseia as lousas, os professores da rede municipal são orientados a criarem uma conta no portal do professor na plataforma do MEC, que é um espaço onde estas aulas vão formar um banco de dados para que elas seja compartilhadas com outros professores de todo o Brasil.
Mesmo, a primeira vista, parecendo um projeto futurista e que, para muitos parece uma ilusão, o fato é que Natal deve ser uma das capitais brasileira a sair na frente das demais, em vista de que ela foi agraciada com um programa piloto com recursos provenientes do Governo Federal.
Ausimar informou, que já existem 20 escolas de Natal com lousa digital e outras 58 devem devem ser contempladas dentro de poucos meses. "É um caminho sem retorno, em vista de que as lousas já começaram a chegar e elas não foram instaladas porque as escolas devem passar por algumas pequenas reformas para que possam receber os quadros digitais".
Entre estas reformas, estão a adaptação correntes elétricas para as salas, como instalação de tomadas, iluminação apropriada e até segurança, Mas, ele entende que o uso destes quadros digitais nas escolas não serão em sua totalidade como prevê o projeto, ou seja, um conjunto que inclui lousa, notebook e data-show. Pela falta de segurança que as escolas públicas passam, possivelmente o seu uso será com o auxilio do notebook do professor, ou em alguns casos, os conjuntos ficariam restritos a salas especiais.
CURIOSIDADES - Diferente do que muita gente pensa, a lousa digital não é um equipamento fácil de ser destruído. "Eu também pensava assim, ou seja, com qualquer toque ele seria arranhado ou destruído", lembra o professor. Porém, ele informou que as lousas são muito resistentes.
Para se ter uma ideia da resistência destas lousas, Ausimar lembrou que eles são feitos a base de uma liga composta de metal e carbono, o mesmo material que é feito a fuselagem de aviões. "É um material muito resistente, capaz de absorver um bom impacto físico", explica. Por outro lado, os fabricantes dão uma garantia de 5 anos, mas que eles devem chegar aos 10 e até os 20 anos.
Questionado se eles não ficariam desfasado em vista dos contantes avanços no campo da informática, o professor explicou que a empresa fabricante vai fazer reprogramação de programas a cada mudança acontecida. Por outro lado, o que muda são os programas, e não a lousa em si.
O novo recurso didático encheu os olhos dos professores presentes a aula palestra de Ausimar. A lousa digital possui uma gama de recursos que podem ser usado pelo professor. Imagens, vídeos, recortes e montagens de vídeos aulas podem ser feitas instantaneamente. Também o seu uso é muito fácil. Bastam algumas explcicações para que o professor se aproprie das técnicas de seu manuseio.
Além do Ensino Religioso, os professores de outras disciplinas estão passando por formação para que saibam usar as lousas digitais assim que elas comecem a chegar as suas escolas. Além de manuseia as lousas, os professores da rede municipal são orientados a criarem uma conta no portal do professor na plataforma do MEC, que é um espaço onde estas aulas vão formar um banco de dados para que elas seja compartilhadas com outros professores de todo o Brasil.
sábado, 3 de outubro de 2015
Zona Norte mantém tradição e vai disputar Copa Natal de futebol sub-17 com 22 equipes
A exemplo do que vem acontecendo desde a sua primeira edição, a Zona Norte é a região de Natal a ter o maior número de equipes participantes na terceira
edição da edição da Copa Natal de Futebol Sub 15. São 22 equipes, que estiveram presentes ao desfile de abertura que aconteceu hoje à tarde no estádio no Estádio
Senador João Câmara, situado no bairro das Rocas.
A competição, promovida pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), contará com 43 equipes das 04 zonas da cidade, divididas em 08 grupos e com a participação de mil atletas. Todos eles receberam uniformes para disputar o certame e cada equipe ganhou duas bolas para ajudar na preparação do torneio.
A copa, que vai até dezembro, se revela importante inclusive na questão familiar. “Recebi depoimentos de pais que ficam muito felizes por seus filhos disputarem o torneio, pois eles ficam mais caseiros, dedicados, com responsabilidade, se preparando para os jogos” revelou o secretário Luiz Eduardo Machado.
Abaixo segue a relação de todas as equipes participantes:
Zona Norte
Nova Naral FC; Parque das Dunas (Nsrº de Fátima); Leões FC; Gasac; Calouros Abecedistas; EQP. Parque Floresta; Boa Sorte FC; Igapó JS; Projeto Social Futuro do Natal; Sel/Sindafern; União Juventude; Pziec; América do Soledade II; Icope; Soledade FC; E. Nova Geração; EQP José Sarney; IDFH; Guarani FC; Projeto Sou do Rio; Águia FC; Sarney FC e EQP. Projeto Arcenal.
Zona Oeste
EQP. CDCE; Centro Desportivo Guarapes; Náutico FC; EQP. Clube Atlético; Cidade Nova FC; Vitória; EQP. Conselho Comunitário e Guarani FC.
Zona Leste
Rocas FC; Santos Reis; CD. Mãe Luiza; EQP. Passo da Pátria e Alecrim EC.
Zona Sul
PEF. Nova Descoberta; Satélite FC; Afurn União; Potengi EC; Planalto FC e Santos FC.
A competição, promovida pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), contará com 43 equipes das 04 zonas da cidade, divididas em 08 grupos e com a participação de mil atletas. Todos eles receberam uniformes para disputar o certame e cada equipe ganhou duas bolas para ajudar na preparação do torneio.
A copa, que vai até dezembro, se revela importante inclusive na questão familiar. “Recebi depoimentos de pais que ficam muito felizes por seus filhos disputarem o torneio, pois eles ficam mais caseiros, dedicados, com responsabilidade, se preparando para os jogos” revelou o secretário Luiz Eduardo Machado.
Abaixo segue a relação de todas as equipes participantes:
Zona Norte
Nova Naral FC; Parque das Dunas (Nsrº de Fátima); Leões FC; Gasac; Calouros Abecedistas; EQP. Parque Floresta; Boa Sorte FC; Igapó JS; Projeto Social Futuro do Natal; Sel/Sindafern; União Juventude; Pziec; América do Soledade II; Icope; Soledade FC; E. Nova Geração; EQP José Sarney; IDFH; Guarani FC; Projeto Sou do Rio; Águia FC; Sarney FC e EQP. Projeto Arcenal.
Zona Oeste
EQP. CDCE; Centro Desportivo Guarapes; Náutico FC; EQP. Clube Atlético; Cidade Nova FC; Vitória; EQP. Conselho Comunitário e Guarani FC.
Zona Leste
Rocas FC; Santos Reis; CD. Mãe Luiza; EQP. Passo da Pátria e Alecrim EC.
Zona Sul
PEF. Nova Descoberta; Satélite FC; Afurn União; Potengi EC; Planalto FC e Santos FC.
Missa dos Martíres, em Uruiaçu reune mais de 10 mil fiéis
A tradicional festa relgiosa dos Martires de Uruaçu em São Gonçalo do Amarante reuniu mais de 10 mil fieis da Grande Natal, interior do RN e até de estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco e Ceará.
A Festa dps Martíres, como é conhecida pelos fiéis começou logo cedo com uma missa matinal, com uma missa em Natal. Porém, a movimentação em São Gonçalo aconteceu durante todo o dia com a chegada de fiéis que vinham em caravanas de ônibus. Porém, a movimentação se intensificou depois das 14 horas, momento que antecedia o show da cantoria Joana.
A festa neste ano contou com a presença de diversas lideranças politics, entre as quais o Goverandor do Estado Robinson Farias, a deputada federal Zenaide Maia, a senadora Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano e o prefeito de São Gonçalo Jaime Calado.
A missa dos Martíres foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira. Ele chegou cedo, em tempo de acompanhar o show de Joanna. Na missa, o arcebispo destacou a importância de lembrar a memória dos mártires, e também anunciou que o Vaticano pode canonizar os martires, o que será muito importante para os fiéis brasileiro.
O prefeito Carlos Eduardo, não foi a Uruaçu, mas participou da missa matinal que aconteceu na Basílica dos Martíres, no bairro de Nazaré. Ela foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha.
Centenas de pessoas lotaram a basílica para oferecer homenagens aos 30 mártires, que foram vítimas de dois morticínios no ano de 1645 e beatificados em 5 de março de 2000 pelo papa João Paulo II.
À tarde, o preeito de Natal esteve na abertura do campeonato de futebol sub-17, que aconteceu no campinho das Rocas, em, Natal.
A Festa dps Martíres, como é conhecida pelos fiéis começou logo cedo com uma missa matinal, com uma missa em Natal. Porém, a movimentação em São Gonçalo aconteceu durante todo o dia com a chegada de fiéis que vinham em caravanas de ônibus. Porém, a movimentação se intensificou depois das 14 horas, momento que antecedia o show da cantoria Joana.
A festa neste ano contou com a presença de diversas lideranças politics, entre as quais o Goverandor do Estado Robinson Farias, a deputada federal Zenaide Maia, a senadora Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Franklin Capistrano e o prefeito de São Gonçalo Jaime Calado.
A missa dos Martíres foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira. Ele chegou cedo, em tempo de acompanhar o show de Joanna. Na missa, o arcebispo destacou a importância de lembrar a memória dos mártires, e também anunciou que o Vaticano pode canonizar os martires, o que será muito importante para os fiéis brasileiro.
O prefeito Carlos Eduardo, não foi a Uruaçu, mas participou da missa matinal que aconteceu na Basílica dos Martíres, no bairro de Nazaré. Ela foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha.
Centenas de pessoas lotaram a basílica para oferecer homenagens aos 30 mártires, que foram vítimas de dois morticínios no ano de 1645 e beatificados em 5 de março de 2000 pelo papa João Paulo II.
À tarde, o preeito de Natal esteve na abertura do campeonato de futebol sub-17, que aconteceu no campinho das Rocas, em, Natal.
Castelo Branco e São Caetano abrem o Octagonal Decisivo do Soledade II, hoje às 17h30 no Formigão
Começa hoje a partir das 17h30, no campo do Formigão, o Octogonal Decisivo do Campeonato do Centro Desportivo do Soledade II. São dois jogos, com o Castelo Branco enfrentando o São Caetano no jogo de abertura. Na partida de fundo, será a vez do Eldorando enfrentar o Boca Júnior, um dos mais tradicional clubes do esporte amador da Zona Norte.
Na readliade, quem for hoje a noite ao Formigão, terá a oportunidade de ver dois bons jogos. Nesta etapa do campeonato, o "mata-mata" como os desportistas do bairro conceituam, tem tradição de bons jogos.
No regulamento, não tem partida de volta, e assim, quem quiser continuar na competição tem de vencer. Desde cedo, a expectiva é grande e a guerra psicológica já vem sendo travada fora de campo, sendo as redes sociais o espaço ideal. como se pode verificar na foto acima. Nela, Bokão, do Castelo Branco postou fotos com camisas do seu clube e conclama toda a torcida do clube para se fazer presente desde cedo ao Formigão, com intuito de incentivar o clube.
Outro clube de tradição que vai entra4r em campo hoje é o Boca Júnior, de Damião. O time tem tradição mais vem amargando uma série de anos sem conquista, e a equipe auri azulina vai brigar muito para continuar na competição e quem sabe terminar a temporada com o caneco na mão.
Na readliade, quem for hoje a noite ao Formigão, terá a oportunidade de ver dois bons jogos. Nesta etapa do campeonato, o "mata-mata" como os desportistas do bairro conceituam, tem tradição de bons jogos.
No regulamento, não tem partida de volta, e assim, quem quiser continuar na competição tem de vencer. Desde cedo, a expectiva é grande e a guerra psicológica já vem sendo travada fora de campo, sendo as redes sociais o espaço ideal. como se pode verificar na foto acima. Nela, Bokão, do Castelo Branco postou fotos com camisas do seu clube e conclama toda a torcida do clube para se fazer presente desde cedo ao Formigão, com intuito de incentivar o clube.
Outro clube de tradição que vai entra4r em campo hoje é o Boca Júnior, de Damião. O time tem tradição mais vem amargando uma série de anos sem conquista, e a equipe auri azulina vai brigar muito para continuar na competição e quem sabe terminar a temporada com o caneco na mão.
domingo, 27 de setembro de 2015
Debaixo de sol forte em pleno domingo, moradores do Alvorada constroem complexo esporte e lazer no bairro
Um exemplo raro está sendo vivido pelos moradores de um conjunto da Zona Norte de Natal e que deve servir como orientação para muitas comunidades do Brasil. Eles arregaçaram as mangas e, aos poucos, vem construindo uma área de lazer e esportes no bairro.
Com recursos e mão de obra tortalmente da comunidade, os moradores compram material e, nos finais de semana realizam mutirões, como pode ser conferido neste domingo (27).
Debaixo de um sol forte, eles não arredaram o pé, e estavam fazendo terraplanagem para a construção de uma passarela que vai ter mais de 1 km de extensão. A obra vai circundar todo o complexo esportivo e de lazer, que conta com campinhos para a prática de futebol de areia, voleibol, parquinho infantil, academia, bosque com árvores, jardins, banquinhos e quiosques.
De acordo com informações de Isabel Cristina, que atualmente é presidenta do Conselho Comunitário, a obra é uma conquista da comunidade. "Não gosto deste título, sou apenas uma moradora entre as outras que estão batalhando por melhorias no bairro". Ela explica que tudo é feito com ajuda dos próprio moradores, onde eles compram material ou pedem ajuda no bairro e também entram com a mão de obra.
Isabel Cristina lembra que é um compromisso em comum, uma luta que vem travando,onde todos perdem os finais de semana que poderiam estar em casa descansando ou veraneando nas praias, para se dedicarem a uma obra que é de toda a comunidade.
O sonho dos moradores do Alvorada, é de que dentro de pouco tempo eles tenham um espaço para se reunirem todas as tardinhas e a final de semana. "Estamos fazendo isto pelos nossos filhos, pelos netos e também para nós", lembra a líder Cristina. A ideia do fortalecimento das relações pessoas através de uma praça esportiva, vem desde a primeira gestão do conselho, que foi com Margarida, há mais de 15 anos.
Na realidade, pelo visto no local, o forte da comunidade é a preservação ambiental. Dezenas de árvores foram plantadas. e cada uma delas está fixada sobre um canteiro que são figuras geométricas. Também, se pode ver uma placa com explicação do conceito de cada uma das figuras. O campinho da areia recebeu dezenas de pés de coco em sua volta.
Mesmo em andamento, a obra comunitária já vem dando resultados. Debaixo das árvores, comerciantes do bairro ou famílias se reúnem para baterem papo. As tardinhas, as crianças brincam no parquinhos, enquanto outros se exercittam na academia.
Com campos de areia iluminados, jovem jogam futebol ou voleibol. Circulando a área em construção, existem dezenas de pequenos estabelecimentos comerciais desde salões de beleza, sorveteria, lojinhas de confecções e prestação de serviços.
Com recursos e mão de obra tortalmente da comunidade, os moradores compram material e, nos finais de semana realizam mutirões, como pode ser conferido neste domingo (27).
Debaixo de um sol forte, eles não arredaram o pé, e estavam fazendo terraplanagem para a construção de uma passarela que vai ter mais de 1 km de extensão. A obra vai circundar todo o complexo esportivo e de lazer, que conta com campinhos para a prática de futebol de areia, voleibol, parquinho infantil, academia, bosque com árvores, jardins, banquinhos e quiosques.
De acordo com informações de Isabel Cristina, que atualmente é presidenta do Conselho Comunitário, a obra é uma conquista da comunidade. "Não gosto deste título, sou apenas uma moradora entre as outras que estão batalhando por melhorias no bairro". Ela explica que tudo é feito com ajuda dos próprio moradores, onde eles compram material ou pedem ajuda no bairro e também entram com a mão de obra.
Isabel Cristina lembra que é um compromisso em comum, uma luta que vem travando,onde todos perdem os finais de semana que poderiam estar em casa descansando ou veraneando nas praias, para se dedicarem a uma obra que é de toda a comunidade.
O sonho dos moradores do Alvorada, é de que dentro de pouco tempo eles tenham um espaço para se reunirem todas as tardinhas e a final de semana. "Estamos fazendo isto pelos nossos filhos, pelos netos e também para nós", lembra a líder Cristina. A ideia do fortalecimento das relações pessoas através de uma praça esportiva, vem desde a primeira gestão do conselho, que foi com Margarida, há mais de 15 anos.
Na realidade, pelo visto no local, o forte da comunidade é a preservação ambiental. Dezenas de árvores foram plantadas. e cada uma delas está fixada sobre um canteiro que são figuras geométricas. Também, se pode ver uma placa com explicação do conceito de cada uma das figuras. O campinho da areia recebeu dezenas de pés de coco em sua volta.
Mesmo em andamento, a obra comunitária já vem dando resultados. Debaixo das árvores, comerciantes do bairro ou famílias se reúnem para baterem papo. As tardinhas, as crianças brincam no parquinhos, enquanto outros se exercittam na academia.
Com campos de areia iluminados, jovem jogam futebol ou voleibol. Circulando a área em construção, existem dezenas de pequenos estabelecimentos comerciais desde salões de beleza, sorveteria, lojinhas de confecções e prestação de serviços.
Assinar:
Postagens (Atom)


