Vida natural

sábado, 30 de agosto de 2014

Desfile do Colégio Operacional movimenta tarde de sábado nos conjuntos Santa Catarina e Panatis

Destaque e porta-bandeira da banda marcial do Operacional
O desfile cívico do Colégio Operacional, movimentou os conjuntos Santa Catarina e Panatis, na Zona Norte de Natal. A escola da que tem como tradição fazer um evento pomposo neste período que marca a data da independência do Brasil, está em sua 6º edição, e para este ano trouxe como tema: "Conhecimento e atitude preservando o nosso futuro". O desfile começou às 15h e foi até às 17h30.
Dividido em várias alas, a escola trouxe para reflexão, a questão da preservação do solo, ar e água. Também não esqueceu o meio ambiente e o cuidado que devemos ter para com os animais.
Crianças portando bandeira, painéis gigantes alertavam a população para a construção de um mundo de paz, de harmonia e de preservação. Bandas musicais, carro e som e fogos de artifícios anunciavam que alguma coisa diferente estava acontecendo nos bairros e assim os moradores saiam as calçadas para ver o desfile passar.
Veja diversas fotos do evento clicando no link abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?ref=tn_tnmn&sk=photos_stream&tab=photos_albums

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Gutemberg Costa critica gestores público do RN por falta de atenção a cultura popular

Fazer cultura popular é para quem nasce com ela no sangue
O presidente estadual da Comissão de Folclore Gutemberg Costa fez duras criticas ao descaso dos gestores potiguares para com o folclore, na abertura da Semana de Cultura do Sesc da Zona Norte de Natal. O folclorista adiantou que além de muitos gestores não darem atenção ainda tem aqueles que nomeiam apadrinhados que se metem em fazer cultura popular, quando na realidade não tem a cultura no sangue. O que eles querem mesmo é o cheque no final do mês. Quando o cheque não chega, eles abandonam a cultura. Gutemberg explicou que é até bom mesmo que eles desapareçam para que seja separado o joio do trigo.
Gutemberg ensinou que para gostar de cultura popular, tem de gostar de gente, de estar onde o homem popular se reúne. "Eu costumo ir as feiras pelo menos uma vez na semana. Como nas barraquinhas, o beijo, a tapioca, o pé de moleque", E adianta, "isto não faz mal a ninguém, o que está matando as pessoas são os produtos químicos e conservantes encontrados nos produtos industrializados".
Para Gutemberg Costa entrar neste seguimento é para quem ama a cultura. Tudo o que os grupos culturais querem é que sejam dadas as mínimas condições para que eles possam continuar mantendo seus grupos. "Os artistas populares fazem por amor, porque gosta da coisa, mas tem gente que acha que a coisa dá dinheiro aí eles quebram a cara", explicou.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Última etapa da Mostra Sesc de Artes e Cultura acontece nesta semana no Sesc do Santa Catarina na Zona Norte

Amanhã (26) acontece a dança do Boi de Reis do Bom Pastor
De 26 a 29 de agosto, a Mostra Sesc de Arte e Cultura chega ao Sesc Zona Norte (Rua: Paranduva, s/n. Santa Catarina), com uma intensa programação cultural. Serão quatro dias, com atividades pela manhã, tarde e noite, incluindo apresentações de grupos folclóricos, balé do Sesc Zona Norte, lançamento de livro, apresentações culturais de escolas convidadas, ações formativas de dança, música e teatro, exposição de mamulengos, feira de artesanato e shows com Caio Padilha e Artur Soares.
A abertura da programação será com um bate-papo com personalidades da cultura popular, como Daliana Cascudo (presidente do Instituto Câmara Cascudo); Gutemberg Costa (presidente Estadual da Comissão de Folclore). Toda da programação é gratuita e aberta ao público.

Mostra Sesc de Arte e Cultura - Lançado no dia 30 de julho, na sede da Fecomércio RN, a Mostra Sesc de Arte e Cultura, é mais uma iniciativa da instituição de fomento à cultura potiguar. A programação contemplou Natal, Mossoró, Caicó, Pipa, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Cruzeta, Currais Novos, Nova Cruz e Assú.
A programação começou antes mesmo de agosto, ainda no dia 31 de julho, tivemos a apresentação do projeto “Sonora Brasil”, com o show do grupo Quarteto Belmonte, no Teatro Eliseu Ventania, em Mossoró. 
Serviço:  O quê? Programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura no Sesc Zona Norte
Quando? 26 a 29/08/14
Onde? Sesc Zona Norte. Rua: Paranduva, s/n. Conjunto Santa Catarina.
Consultar horários e programação no www.sescrn.com.br
Programação gratuita e aberta ao público


domingo, 24 de agosto de 2014

Rocas goleia Atlético por 6 a 1 e conquista antecipadame primeiro truno do campeonato sub-17 do Niterói

Danilo desloca goleiro do Atlético e fecha placar: 6 a 1
A equipe "10 na bola, 10 na escola, das Rocas, goleou o Clube Atlético Potiguar (CAP) por 6 a 1 e conquistou, antecipadamente, o primeiro turno do campeonato de futebol sub-17 do Centro Desportivo do conjunto Niterói. A partida aconteceu na tarde deste sábado (23) no campo Mathião, que fica no bairro do Pajuçara, Zona Norte de Natal.
Jogando um futebol veloz, e explorando as laterais esquerdas e direita, os meninos das Rocas não encontraram dificuldade em chegar ao gol do adversário.
Depois de terminarem o primeiro tempo com três gols de vantagem, a equipe alvo azulina manteve o mesmo ritmo, o que minava qualquer reação do rubro negro. Depois de abrir o placar em 4 a 1, o treinador do time das Rocas resolveu fazer várias substituição para poupar os meninos para a próxima etapa da competição e também dá oportunidade a outros atletas que estavam no banco. Entre os jogadores que saíram estava os goleadores Novinho e Livinho, que haviam marcado gols na partida.  Daniel, marcou o gol de honra do Atlético.
Faltando menos de 5 cinco minutos para o termino da partida, o Atlético foi todo ao ataque. A bola foi roubada pela zaga do time das Rocas e num contra-ataque rápido, a bola chega até os pés de Danilo, que desloca o goleiro do Atlético e fecha o placar do jogo: 6 a 1, no Mathião.

Mais fotos e lances do jogo e do que acontece no futebol amador, ckick no link abaixo:
 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.277333759126964.1073741914.160565340803807&type=3&uploaded=17
Mesmo empatando na estréia, por 2 a 2 contra o Dunas,  o projeto "10 na escola, 10 na bola" fez uma campanha brilhante no primeiro turno.
Na segunda partida do campeonato, o time das Rocas goleou o Natal por 3 a 1 e depois batia a fortissima equipe do IDFH por 1 a 0.
Na última partida do turno, o time das Rocas demonstrou total supremacia no jogo e goleou o Atlético Potiguar por 6 a 1.
Os outros resultados do turno foram IDFH 2 a 0 Atlético; IDFH 1 x 0 Dunas.
Na terceira rodada, Atlético 1 a 0 Dunas e Natal 0 x 0 IDFH. Natal 4 a 0 Atlétio e Dunas x Natal.
Mais fotos do jogo e do que acontece no futebol amador na zona norte, clicar no link abaixo: 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.277333759126964.1073741914.160565340803807&type=3&uploaded=17

domingo, 10 de agosto de 2014

Palmeiras vence clássico do Nova República por 2 a 0 e assume a liderança no Centro Desportivo do Soledade II

MASTER - Jogo entre Amigos e Barcelona no domingo
Palmeiras levou a melhor no clássico do Nova República, e vencendo o Castelo Branco por 2 a 0, sábado à noite, pelo campeonato de novos do Centro Desportivo do Soledade II. Com a vitória, o time alviverde assumiu a liderança da competição, com 14 pontos ganhos, pondo um ponto a frente do vice-líder o São Caetano, que tem 13. O Palmeiras de Nova República também tem um bom saldo de gol, ou seja, ele está agora com 15 positivos, três a frente do São Caetano (12).
No outro jogo da noite, os Meninos da Vila bateram o Atlético Pompéia por 2 a 1. A vitória, mesmo suada foi significante para o time alvinegro, pois agora ele chegou aos 13 pontos, empatando com  o vice-líder em número de pontos ganhos (13), mas perdendo apenas no saldo de gol que é igual ao número de gol marcado.
No domingo pela manhã teve a rodada dos veteranos, onde jogaram Amigos e Barcelona (foto).
Mais foto do jogo e do que acontece no futebol amador na zona norte, clicar no link abaixo:  https://www.facebook.com/pages/Esporte-Amador-da-Grande-Natal/160565340803807?sk=photos_stream&tab=photos_albums

sábado, 9 de agosto de 2014

Liverpool vence São Caetano por 1 a 0 e conquista o primeiro turno nos novos em Nova Natal

Xeiro a frente, comemora gol do título
Como um gol do grandalhão "Xeiro", quando faltavam 5 minutos para o término do jogo, o Liverpool venceu o São Caetano e conquistou o primeiro turno do campeonato de novos do Centro Desportivo de Nova Natal 2014. Na realidade, o sábado foi um dia de muita sorte para o Liverpool, o clube conquistou dois títulos no mesmo dia. Na categoria júniores, à tarde  e nos novos à noite. Os dois jogos aconteceram no campinho do Miriam Coely.
O confronto foi bem característico de uma decisão. As duas equipes lutaram muito em campo, fazendo um jogo duro, com marcação entradas fortes. Um jogo disputado, mas pouco criativo, com alguns chutões e algumas vezes com chutes de fora de área numa tentativa de pegar o goleiro de surpresa. Partida páreo até os 35 minutos, quando o grandalhão Xeiro que havia entrado há poucos minutos, aproveitou um um rebote de um cruzamento em para a grande área mandou a bola para o fundo das redes do goleiro do São Caetano. Como faltavam pouco menos de cinco minutos para o término da partida, o Liverpool se armou na defesa e o São Caetano foi para o ataque no desespero. Mas, as investidas do time azulino não foram felizes e findou o jogo com a vitória e a conqusita do turno pelo  Liverpool.