Vida natural

sábado, 17 de janeiro de 2009

Dívide da prefeitura é de R$ 123 milhões

A Prefeitura do Natal possui uma dívida de R$ 123 milhões, valor corresponde a mais de 50% da arrecadação própria do município no ano de 2008. O déficit foi anunciado sexta-feira (16), pela prefeita Micarla de Sousa, durante coletiva à imprensa, realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. Acompanhada de todo o seu secretariado, a prefeita anunciou as medidas prioritárias que serão adotadas para que o município equilibre suas contas.
Os números revelam que os restos a pagar de 2008, da Prefeitura do Natal, oriundos de todas as fontes é de R$ 84.964.940,49 e de recursos próprios, R$ 35.923.217,01. Para o Augusto Carlos Viveiros, o problema mais sério entre as secretarias diz respeito à Urbana com um déficit superior a R$ 66 milhões. A secretaria foi expulsa do Refis (negociação de débitos com o governo estadual ou federal), com financiamento de R$ 60.000.000,00, auto de infração R$ 4.943.875,52 e multa: R$ 1.394.610,98.
Os dados divulgados sobre a situação financeira da Prefeitura do Natal são oriundos do primeiro balanço feito pela atual administração nesses quinze dias de governo. “Os números ainda podem sofrer alterações. A cada dia recebemos dos secretários mais informações sobre as suas pastas. Devemos estar com o balanço completo de 2008 até o dia 15 de fevereiro”, explicou a prefeita Micarla de Sousa.

Futsal feminino do Niterói vence o Alto da Torre

Na última terça-feira, a equipe futsal feminino do Niterói venceu o Alto da Torre pelo placar de 7 a 4. A partida aconteceu na quadra de esportes do conjunto Niterói. Dos sete gols, três foram marcados por Tamara, um por Ivanilda, dois de Dóia e um de Luana. Na próxima terça-feira, às 19h, o Niterói recebe a visita do Parque das Dunas. O amistoso é preparativo para uma série de torneios que vão acontecer na zona norte

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

IFRN abre vagas para cursos de vendas e montagem de computadores na Zona Norte

Uma oportunidade para quem quer concluir o ensino médio e aprender uma profissão. As inscrições para os cursos de técnica de comércio e de Manutenção de Computadores e Suporte em Informática estão abertas desde o dia 13 e vão até 26 de janeiro. O processo seletivo é voltado para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino médio. Aqueles que freqüentarem o curso regularmente vão receber bolsa auxílio no valor de R$ 100 reais. As aulas iniciam no dia 16 de fevereiro. Pagando apenas R$ 10 reais pela inscrição, o candidato passará por um processo seletivo diferenciado. “Nós buscamos um aluno que foi excluído do sistema social regular. As provas são mais simples”, diz o diretor de ensino do IFRN, Eduardo Bráulio. A prova escrita, que será realizada no dia 1 de fevereiro, vai avaliar o raciocínio lógico e produção textual dos candidatos. O aluno vai aprender a instalar equipamentos de informática, corrigir defeitos, encontrar falhas e dar suporte a usuários. Já o curso de Técnico de Comércio dará ao aluno noções de marketing, técnicas de venda, administração, legislação trabalhista e matemática comercial. O aluno formado pode trabalhar como gerente de lojas, no setor de distribuição das empresas, ser agente comercial, e até abrir seu próprio negócio.

Cometário de Jurandir Nóbrega na Clube FM é o melhor do radialismo potiguar

O comentário matutino de Jurandir Nóbrega, na Clube FM é o que existe de mais irrreverente no jornalismo potiguar. Nesta manhã (sexta,16), Jurandir discordou das acusações que andam fazendo contra a ex-prefeita de Ceará-Mirim Ednólia Mello, por ter deixado a prefeitura com as contas zeradas. O comentarista esclareceu que o acontecido foi devido uma bruta queda na cota do FPM, mas, alfinetou, "em Natal, Micarla recebeu uma bolada boa". Não se mostrou assustado com os salários da prefeita de Natal, R$ 14 mil, nem dos vereadores e secretários. Somente estranhou que algumas contas eram mais secretas do que os dogmas maçonaria, do qual era membro com muito orgulho. Sobre a demolição do Machadão, Jurandir comentou ser um feito dos administradores potiguares desprezar o patrimônio histórico. "Garibaldi transferiu a governadoria para Lagoa Nova. O Palácio Potengi passou a ser o do Despacho". Ele confessou ter até vontade de ir as sextas-feiras dá uma passadinha na Governadoria, mas como é dia de 'despacho', pode ser que alguma coisa o contamine. Terminou o seu comentário rezando a oração do Anjo da Guarda. Em tempo: Na mitologia iorubá, o Exu tanto pode fechar como abrir caminho. É só Jurandir optar pela segunda ação. Ao meu ver, quem deve fazer uma oferenda para aplacar a ira dos deuses, não é o Jurandir, mas o Ricardo Noblat. O colunista teve a infelicidade de cometer uma barrigada, quando anunciu que a PF expediu mandato de prisão contra o líder da Universal Edir Macedo. Tudo engano, Noblat publicou uma nota antiga.

Comissão de visitas da Assembléia de Deus do Niterói festeja 14 anos

A comissão de visitas da Igreja Assembléia de Deus no conjunto Niterói completou na última quarta-feira, 14 anos de existência. A data foi comemorada com um culto festivo, reunindo aproximadamente 200 irmãs de igrejas e congregações da zona norte e Grande Natal. Ao meio dia foi servido um almoço para a comunidade. Pastoreada pelo presbítero Jeová Fernandes, o círculo de oração é dirigido pela irmã Francisca das Chagas Andrade, tendo como comissão de visita Francisca Regina.

Pescaria enche os olhos de crianças na festa de São Sebastião em Nova República


Devido ao atraso da apresentação da banda do Movimento Carismático, a grande atração da festa de São Sebastião, ontem, no Nova República, findou sendo a pescaria das crianças. Acompanhando seus filhos, as mães curujas torciam pelo sucessos de sua prole na pescaria, numa das barracas do padroeiro de Nova República, zona norte. Além desta barraca, os presentes ainda percorriam a do bazar, a de comidas regionais, enquanto jovens vendidam bilhetes em prol da rainha da festa. Os festejos continuam hoje e vão até domingo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Infraero pede isolamento na aérea de entorno para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante


Na visita feita ontem ao novo aeroporto que está sendo construído em São Gonçalo do Amarante, o representante d Infraero, Jânio Silva disse que sua grande preocupação será a preservação da área de entorno. Ele alegou que esta deve ser tomada imediatamente evitando que aconteça com o aeroporto do RN, o mesmo registrado em outros no Brasil, onde as pistas estão sendo engolidas. Jânio reafirmou que a construção do aeroporto é de grande necessidade para o Estado, assim como para o Nordeste, em vista de que o Aeroporto Augusto Severo já não está atendendo mais a demanda. Ele lembrou que tudo que vem sendo feito no Augusto Severo é apenas paliativo, obras emergenciais, enquanto o novo aeroporto não será entregue ao tráfego aéreo.
Quanto à desapropriação, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, confirmou o entusiasmo com as obras e afirmou que espera ver o edital de licitação pronto. No tocante ao andamento da obra, o comandante do Batalhão de Engenharia de Construção de Caicó, coronel Tito Tavares, explicou que o efetivo de militares no local está reduzido (são hoje cerca de 260) por conta do fim do convênio anterior assinado com a Infraero, encerrado em dezembro. Um novo convênio já foi aprovado e deve ser assinado em breve.
O canteiro de obras também recebeu ontem a visita dos representantes do Consórcio Potiguar, grupo responsável pelo estudo que irá determinar a forma como a obra será licitada (concessão, parceria público-privada, ou outro instrumento). Apesar de uma primeira impressão positiva demonstrada pela equipe, ficou claro que, ao contrário do que espera o Governo do Estado, a licitação não será lançada neste primeiro semestre, nem a empresa deve ser escolhida este ano.
Gerente da Área de Estruturação de Projetos do BNDES (instituição contratante do estudo), Leonardo Leão deixou claro que entre a elaboração do edital, previsto para ser concluído neste primeiro semestre, e a abertura da concorrência propriamente dita, há ainda uma etapa que pode levar alguns meses.
Além da pista principal, projetada para ter 3.000 metros de extensão e 60 metros de largura o aeroporto terá mais cinco pistas de táxis, com dimensões variáveis. Após a conclusão das pistas de pouso e táxi e da infra-estrutura de segurança de vôo (iluminação, sinalização, entre outros), o passo seguinte será a construção do terminal de passageiros que, quando estiver totalmente concluído, terá capacidade para receber até 40 milhões de pessoas por ano.