Vida natural

terça-feira, 1 de maio de 2018

Nova Natal ganha mais um espaço para dança nesta quarta-feira, 02 de Maio, na Rua Jitiranas

Osmildo, ao lado de Cláudia e Josy, em Mulheres Ativas
Nesta quarta feira, a Nova Natal vai ganhar mais um espaço de dança. Se trata do projeto Dança mais Saúde do  dançarino Osmildo Santos. A aula inaugural vai acontecer às 20h, mas Osmildo acrescentou que nos demais dias acontecerão às 19h. O local onde vai acontecer as aulas de dança será num galpão na Rua Jitiranas, 859, cedido por um amigo de Osmildo.

Osmildo é um dançarino bastante conhecido no mundo da cultura popular, as quadrilhas juninas. mas que também flertava com as danças fitness. Aluno de grandes instrutores, como Fernando Rodrigues da Fit Dance, Osmildo vem integrando o Projeto Mulheres Ativas, no Conjunto Cidade do Sol.

Wlisses, Claudia, Fly Bahia e Osmildo no palco das Ativas



No Mulheres Ativas, Osmildo divide espaço com instrutores renomados, como é o caso de Suel e Fly Bahia, especialista em swing e um dos grandes incentivadores do estilo de dança baiano. Foi a partir desta experiência que ele sentiu o desejo de criar o seu próprio espaço.











domingo, 28 de janeiro de 2018

Bal Masquê garante clima de carnaval que já toma conta de Natal. Evento acontece hoje (28) no Cidade do Sol

Como Natal já respira carnaval desde de sexta feira passada com a escolha do casal momesco, para hoje (28/01), o "Bal Masquê", em sua primeira edição, vai dá continuidade ao clima momesco, a partir das 17h na quadra de esportes do conjunto Cidade do Sol, no bairro de Igapó.
Se trata de um  aulão de dança temático de projetos sociais que são realizados pelos professores Josimar Mota e Shirley Peres. 


O  "Projeto Bal Masquê" palavra de origem francesa que tem como significado "baile de máscaras" traz a Natal características próprias da arte inovadora dentro da cultura gaúcha com laços e tradicionalidade pernambucana. O projeto idealizado pelo professor Josimar Mota juntamente com a professora Shirley Peres vai trazer a zona norte da grande Natal um diferencial de projetos antecedidos. A proposta do projeto em Recife-PE que acontece todos os anos no baile municipal traz as características dos foliões carnavalesco fantasiados e elegantes em grande estilo, além das fantasias encantadoras o BAL MASQUÊ também é irreverente por seus respectivos convidados na maioria dos anos cantores de nível nacional. A idéia dos organizadores do evento em Natal vai ser trazer algumas dessas mesmas características e ainda usar como método a arte de movimentar através da dança.


Bal Masquê mantém a tradição dos bailes de máscaras


Josimar Mota, pernambucano e idealizador do evento
O Bal Masquê também vai continuar com sua tradicionalidade do uso exigente das máscaras para seus convidados e para os foliões que desejarem participar do evento neste primeiro ano em Natal, deverão adquirir seu abadá do evento e se fazer presente no local 
mascarado.
 A diretoria do bloco (evento) também ressalta que neste seu primeiro ano existirá uma surpresa para os natalenses. Cheio de ideias e sugestões, toda a organização do evento e diretores tem feito impossível para tornar o momento inesquecível. Direcionados pelo professor Josimar Mota e aos cuidados detalhados da organização da professora Shirley Peres ambos prometem que o evento seja marcante e de grande importância para valorização da cultura nordestina. Eles ressaltam que o enfraquecimento da representação cultural no estado tem sido muito amplo e com isso a evasão e desmotivação de alunos têm sido enorme.
" Tentamos resgatar o que há de melhor na cultura, e reforçar a idéia de que a cultura transforma, oferece saúde, qualidade de vida etc..." diz o professor Josimar Mota

Shirley Peres,
A professora Shirley Peres acredita que: " o que falta são pessoas capacitadas não a ganhar dinheiro e sim a trabalhar de fato pelo bem das pessoas. Desenvolvemos projetos sociais, levamos cultura ao povo e oferecemos o melhor a cada um, saúde."

" Esperamos que o Bal Masquê consiga de fato atender as nossas expectativas e dos convidados assim também como nosso público em geral e que no próximo ano seja ainda melhor. Essa é a nossa maior preocupação receber bem todos, ver nossos patrocinadores motivados e realizados por estarem fazendo parte da nossa festa e claro agradecer a Deus por mais esse lindo projeto*" cita a diretoria.




Aquisição de abadá dá acesso ao evento




O evento acontecerá dia 28 de do decorrente mês no bairro do Igapó especificamente no conjunto cidade do Sol (Quadra) a partir das 17:00 horas. Para participar do evento (aulão) é só entrar em contato com os organizadores do evento através do WhatsApp e garantir seu  abadá. A todos sejam bem vindos.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Projeto social "Mulheres Ativas" transformam areias da Praia do Meio em pista de dança e prende a atenção dos banhistas

No palco, Roberta Meloto no segundo aulão do projeto na Praia do Meio
O projeto social "Mulheres Ativas" transformou as areias da Praia do Meio, numa grande pista de dança. Uma das praias mais popular de Natal (RN), para os banhistas mais apressados, e que chegaram às 9h, notaram que alguma coisa diferente estava por acontecer. Antes das 10h, dezenas de dançarinos, em sua grande maioria mulheres (O projeto visa acolher mulher através da dança) começaram a tomar conta da Praia do Meio. Um palco foi erguido com uma tenda, caixas de sons e, em seguida começou o agito das dançarinas, que tinham as coreografias puxadas por professores de diversas academias de Natal e que simpatizam com o projeto social.

O ambiente das coreografias se reservavam entre o palco e a areia. Hora de costa para o mar, ou de frente para ele, tendo como pano de fundo um cenário de tirar o fôlego, o Atlântico que banha o litoral potiguar. O evento reuniu ritmos musicais e estilos de dança diferentes, como a zumba, uma mistura de merengue, salsa, cumbia e regaetton), o swing, samba e até o funk. Assim, o domingo foi de muito rebolado como o dos irmãos de dançarinos Suzy e Suel, o balanço dos quadris nas coreografias de Roberta Melotto, ou o estilo mais cadenciado, como a zumba clássica de Margarida Dantas. O deu outra cara a praia e, até mesmo quem não gostava de dança ficou encantado com o evento, como foi o caso de Iranilda Xavier,56. Ela mora em Petrópolis e desce com seus netos para dá um banho na Praia do Meio. "Muito lindo, elas são muito animadas", explica. Mas. para quem é da dança, eventos como este mexe com o coração.

Ansiosa, Ellen Cris confessa não ter dormido na noite que antecedeu ao evento


Noviços Ellen Cris e Bruno, professores  no projeto social
Um exemplo disto foi o de Ellen Cris. Como eu estava no grupo do watsapp do evento, uma mensagem no meu celular me chamou a atenção. Era madrugada e quem estaria acordado aquela hora? Me perguntei.
Exatamente às 4h15, quando Ellen fez a primeira postagem. "Já estou me arrumando para o evento". Em seguida, ela confessaria que não conseguiu dormir a noite inteira, com tanta ansiedade. Ellen é dançarina, adquiriu a franquia da zumba e agora está se profissionalizando na dança. Ela começa a dá os primeiros passos como como ZIN (designação os professores credenciados pela multinacional de dança).   Com isto, Ellen  começa a participar de aulões como instrutora credenciada de zumba.

Como o carnaval está se aproximando, o samba fechou o evento, puxado pela instrutora Judineia Belchior, idealizadora do Mulheres Ativa e organizadora do evento. Este foi o segundo aulão do projeto na Praia do Meio.

 Mulheres Ativas começa com 8 mulheres na área de uma casa no Cidade do Sol



De blusa preto, Judinéia Belchior, criadora do projeto

O projeto tem dois anos de existência e começou com 8 mulheres numa área de uma casa no conjunto Cidade do Sol, situado na Zona Norte de Natal. Hoje são quase 300 mulheres que dançam duas vezes na semana, na que dançam no pátrio do conselho.
O objetivo do "Mulheres Ativas" é o de criar um espaço onde as mulheres, cansadas da luta diária domésticas, e também que sofrem de problemas psicossomáticos, encontre na dança uma forma de dá ressignificado a sua vida. As aulas normais do projeto, acontecem `nas 3ª e 5ª, às 19h, no pátio do Conselho Comunitário do Cidade do Sol.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

White Party encerra calendário de dança do Mulheres Zumbeiras e Dance Queen na Grande Natal

Um evento, o White Party que reuniu dois dos maiores aulões de dança da Grande Natal, o Mulheres Zumbeiras, de Josomimar Mota e o Dance Queem, de Shirley, reuniu aproximadamente 300 mulheres na quadra de esportes do conjunto Cidade do Sol, no Jardim Lola. Um paredão gigante, tocou as músicas coreografadas.

Foram mais de 3 horas de muita dança e alegria, onde além dos dois professores, estiveram metendo dança outros 12 professores convidados, de diversos outros seguimentos com a zumba, fit dance e ritmos.

O show particular da talentosa Nayane Nunes


O evento foi uma espécie de confraternização entre professores e aulões dos dois projetos sociais que acontecem em São Gonçalo do Amarante e Extremoz. Também marcou o fechamento do calendário de eventos de 2017, num pausa curta que já tem outro grande evento no gatilho, conforme informou o professor Josimar Mota. Será um pleno carnaval, com local de data ainda em estudo.

Não se pode negar que na quadra estiveram grandes profissionais de dança. Porém, a presença marcante de Nayne Nunes não pode deixar de ser registrada. Nayane que é uma dançarina completa, basta lembrar que ela iniciou no balé clássico, passou pelo samba e agora acumula também ritmos e a zumba. Raianha do carnaval do RN em 2015, musa da Acadêmicos do Morro, Nayane é professora d dança de escolas, trabalhando com crianças e ministras oficinas em vários locais de Natal e tem viajado pelo interior do Estado divugando a dança.

O casamento de técnica e força faz de Nayane é contagiante. Assim, por onde ela passa o agito é geral, como aconteceu no Mulheres Zumbeiras, em Extremoz, no Dança nos Bairros (projeto que acontece aos sábados no Nélio Dias) e ontem no White Party. Nayane mandou a mulhereada o chão, tremeu o bumbum para valer e ainda deu a sua tradicional sarradinha no ar, passo de dança pouco praticado pelas mulheres.

Criança rouba a cena na coreografia de Josimar Mota


No momento em que o professor Josimar Mota subiu ao palco, uma pequena roubou a cena. No início da dança, ainda no chão, uma menina roubou a cena. Esta pequena (que pode ser vista ainda no chão), acompanhava, como gente grande os passos do dançarino).

Porém, o show particular da pequena não ficou por ai, Em, em pouco tempo ela subiu o palco e ficou a se tornou auxiliar de coreografia metendo dança para toda a mulherada. Inclusive para a sua mãe coruja que não parava de fotografar.
Ao final da coreografia, o professor Josimar deu um forte abraço na pequena, e mandou um recado para sua mãe. "Sem dúvidas, um grande talento".


A cena mostra bem o poder contagiante que é a dança para as crianças. Distante dos olhares maliciosos do julgamento moral de alguns seguimentos dogmáticos, a dança é sem sobra de dúvidas muito importante para a formação total da criança (corpo, mente e cérebro).

Também ela pode revelar grandes talentos, como aconteceu neste evento para a felicidade de seus pais e orgulho da nação de dançarinos.

domingo, 17 de dezembro de 2017

Acadêmicos do Morro inaugura espaço cultural, lança samba enredo e realiza ritual de coroação de musas e raihas para o carnaval de 2018

Yara Negreiros, Rainha da Bateria da Acadêmicos
A tarde e noite deste domingo foi de muito samba na Ribeira, com a inauguração do Espaço Cultural Acadêmicos Samba Show. O evento contou com dezenas de atrações locais e também serviu para o tradicional ritual de coroamento das rainhas, musas e porta bandeira da escola do bairro de Mãe Luiza.

O evento, que  era aguardado com muita expectativa  pelos foliões potiguares, em especial aos sambistas da Acadêmico foi um marco para a escola de samba natalense.

 Com a inauguração do espaço cultural, a Acadêmicos  inicia uma nova era e tem a oportunidade de por em prática  o sonho de seus dirigentes, que é da realização de eventos não somente nos meses que antecipam o carnaval, mas o ano inteiro. Também o de envolver a comunidade com aulas, palestras e atividades culturais.



A frente Zé Zumberto e a belíssima madrinha Yza de Oliveira
Na oportunidade, diretores da escola aproveitaram para falarem da dificuldade que é fazer o carnaval em Natal. José Humberto disse que é a direção não tem medido esforço no sentido de manter o carnaval de Natal vivo. Adiantou que não é uma luta apenas da Acadêmicos mais de todas as outras escolas. Ele disse que as escolas de samba potiguares tem de fazer um carnaval grande para poder ver se conta com apoio dos órgãos públicos.

O evento também apresentou o samba enredo da escola para o carnaval de 2018, que neste ano homenageia os Mártires de Uruaçu e Canguaretama. O samba é interpretado pelo sambista carioca Tem Tem. No coroamento das musas e rainha do carnaval, Yara Negreiros foi mais uma vez escolhida como rainha de bateria da escola. A sua escolha é considerada mais do que merecida pela comunidade, pois a passista não tem apenas samba  no pé, mas goza de grande simpatia por todos os membros da Acadêmicos.


Subiram ao palco do Espaço Cultural as atrações locais como Samba Com, Renato Paiva, Joel do Cavaco, Sérgio Nuance, Zorro Ezequias, Josimar do Cavaco, Rogério Lucarino, Denise e João Tobias.

As atrações fizeram a festa dos carnavalescos, e muitos aproveitaram o momento para mostrarem que Natal ainda samba de boa qualidade, principalmente nos bairro das Rocas e Mãe Luiza onde se encontram as três maiores escolas de samba do Estado, Balanço, Malandro e Acadêmicos.

O Espaço Cultura da Acadêmicos do Morro fica na Rua Teotônio 351, Ribeira. Ao lado da Escola Estadual Padre Monte.



Diretor de bateria Antônio Cristianoaquece músicos para execução do samba enredo da Acadêmicos que é uma homenagem aos mártires de Uruaçu e Canguaretama no Rio Grande do Norte.

 

 

 

 

 

Porta-bandeira da Acadêmicos,  Karol Nascimento e o mestre sala Leonel, se apresentam no Espaço Cultural, momento antes do coroamento e lançamento oficial do samba enredo da Acadêmicos para o carnaval de 2018.




Jackleine, passista da escola fez seu show a  parte e chamou foliões para caíram no samba, momento antes que se iniciava a coroação das rainhas,musas e samba enredo do carnaval da Acadêmicos para 2018.




Abaixo, fotos de passistas dando seu show particular 

  O gingado da mulata aliado ao do passista, símbolo do malandro carioca é um dos passos que chamam mais atenção de quem está numa roda de samba. Numa mistura de arte, com sedução, estes passos vão além do ritual do acasalamento como é visto nas mais variadas espécies de animais.

Ele, no fundo, simboliza demarcações de trações de identidade dos negros africanos no Brasil. Demonstração do gingado que não está somente no samba, mas na capoeira e na vida do africano. Assim, enquanto a mulata mostra seu gingado, o malandro passista faz referência a sua beleza. Recado dado e bem aceito pelo gênero feminino. Afinal de contas, qual a mulher não se sente realizada por um cavaleiro de alto nível?  

Infelizmente, orientado por aculturação europeia cristã, até os anos 70 e pelo evangelismo  norte americano toma conta do pais na atualidade, muitos demonizam esta bela coreografia. Mas, para quem tem suas raízes culturais na África, sabe extrair a beleza deste passo. Afinal de contas, os dançarinos que atingem este nível, não são muitos, ou seja, é a elite do samba. Eu com toda sinceridade e minha forte carga genética europeia, parafraseio o antropólogo francês Pierre Verger,  "não tenho espiritualidade para tanto".
Verger, de família tradicional europeia foi racista até ver de perto a riqueza cultural dos negros. Daí em diante, ele se transferiu para a Bahia de onde passou a fazer pesquisa como observador participante, até se converter ao candomblé. Porém nunca conseguiu "bolar no santo". O entrave, para ele, era não ter sangue africano na veia, e por isto jamais chegaria ao ápice da espiritualidade dos africanos. 

 

 










segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Aulão inaugural hoje às 19h, no Amarante marca lançamento do Projeto Dance Queen, da professora Shirley Peres

As mulheres zumbeiras da Zona Norte de Natal agora, ganham mais um dois na semana para dançarem. É que hoje às 19h, no AAPI, do conjunto Amarante, acontece o lançamento do Projeto Dance Queen. O projeto é uma iniciativa da professor Shirley Peres.

Para a noite de hoje, lançamento do projeto, cujas aulas vão acontecer duas vezes por semana (segunda e quartas feiras), Shirley vai contar com a presença de mais quatro professores convidados, Josimar Mota, Pedrinho, Eli e Dinho.

Com a implantação do Projeto Dance Queen, as mulheres da zona norte que gostam de dançar vêm abrir o leque de dias para não ficarem paradas. São mais dois dias na semana, que vão dançar sobre a orientação da professora Shirley Peres, que esteve participando do Projeto Mulheres Ativas, no Cidade do Sol. Também, vão contar com o apoio de Josimar Mota, outro professor que também vem realizando projetos de dança com a mulherada de Natal e Extremoz.

Os aulões de dança ( que envolvem zumba e ritmos) vem ganhando força em Natal. Além dos realizados nas academias, outros aulões extras estão surgindo a cada dia, para o bem da saúde dos natalenses. E. ninguém tem mais motivo de dizer que não se movimenta por falta de oportunidade.

O acesso ao aulão está sendo cobrado uma taxa simbólica de R$ 2,00. E, para chegar ao local é muito fácil. Ele fica por trás do Supermercado Tela Quente, que pertence a Rede Super Show de Supermercados, lado esquerdo da estrada no sentindo Natal-São Gonçalo.

Agora ninguém tem desculpas para ficar parada


Afinal de contas, em quase todos os dias da semana tem dança em algum ponto da Zona Norte de Natal. Mulheres Ativas, na terça em quinta no Cidade do Sol; Dance Queen no Amarante, nas 2ª e 4ª feiras, e Zumba nos Bairros, no pátio do estacionamento do Nélio Dias, no Pajuçara, no sábado à noite (19h). Mas, antes, tem o Aulão do Supermercado Alvorada, no sábado, às 7h30.

Na terça feira, antes dos primeiros raios de sol nascerem, acontece aulão no estacionamento do Supermercado Favorita, no Vale Dourado. E, outros aulões estão prestes a acontecerem, como o de um outro promovido pela vereadora Eudiane Macedo, no Santarém.

Na sexta-feira e domingo, únicos dias com calendário ainda não oficializados, mesmo assim, é muito difícil não ter dança em algum ponto da Zona Norte. O grupo DKT (os Quebra Tudo), em parceria com os professores Wanderson, Luan LS, sistematicamente vem promovendo aulões na sexta, no Santa Catarina, Pompeia, Apresentação. Também estão prevendo invadirem as praias nas manhãs ensolaradas na praia da Redinha.

domingo, 27 de agosto de 2017

Bingo promovido pela Academicos do Morro, reúne nação sambista na Escadaria Arco do Sol

Tem Tem canta samba da Acadêmicos para o carnaval de 2018
Já de olho no carnaval de 2018, a Acadêmicos do Morro, de Mãe Luiza movimentou a comunidade durante a tarde e noite deste domingo (27). O evento aconteceu na escadaria Arco do Sol.

Assim, a realização de um bingo visando arrecadar recursos para botar a escola de samba na avenida, foi apenas detalhe para que toda a nação sambista de Natal subisse as escadarias de Areia Preta e fosse até o morro para tomar uma cervejinha gelada, sambar, ou para os mais recatados, apenas curtir o samba de raiz.

Mesmo sendo uma festa da Acadêmicos, o fato é que a disputa fica mesmo para avenida. E, desta forma, sambistas de escolas de samba rivais das Rocas também prestigiassem o evento da escola de Mãe Luiza.

O evento também serviu para mostrar que não existe faixa etária para gostar do samba. Tanto assim que crianças e jovens também estavam na festa. Antes da chamada do Bingo (com premiação toda doada pelo comércio local) aconteceram diversas apresentações. Logo que aconteceram o sorteios dos prêmios, o samba continuou até às 21h.

Mesmo faltando mais de 6 meses para o desfile, a Acadêmicos saiu na frente, e ontem já apresentou o seu samba enredo de 2018. Com letra do carioca Tem Tem, da Inocentes de Belford Roxo (RJ), a escola de Mãe Luiza vai homenagear São Gonçalo. O samba lembra a cidade que respira cultura e devoção com os martíres católicos de Uruaçu (São Gonçalo) e Barra de Cunhaú.