Vida natural

domingo, 31 de agosto de 2014

Candidatos aproveitam praias lotadas do litoral Norte e Oeste para tentarem conquistar os votos dos indecisos

Cabos eleitorais de Vilma e Henrique sobre a Newton Navarro
Aproveitando o domingo de muita gente na praia, os partidos políticos mandaram seus cabos eleitorais para as praias do litoral norte e oeste de Natal. O objetivo dos partidos é aproveitar esta concentração de populares para que seus candidatos mostrem força política, Ou seja, impressionar o eleitor e conquistar os votos indecisos.
Assim, se quem passou pelo local durante este domingo (31), pode ver a movimentação de bandeiras às margens dos mangues do Rio Potengi, dezenas de pessoas portando bandeiras em toda extensão da ponte Newton Navarro, calçadão de praia do Meio e dunas de Santos Reis.
Os partidos que apoiam a candidatura do deputado federal Henrique Alves ao governo do RN, realizaram passeatas pelos conjuntos da Zona Norte durante todo o dia. A tarde, as caravanas vindas de diversos conjuntos habitacionais se encontram na Avenida Moema Tinoco e de lá pegaram a estrada da Redinha. Às 15h30 seguiram em direção a praia do Meio, via ponte Newton Navarro.

sábado, 30 de agosto de 2014

Desfile do Colégio Operacional movimenta tarde de sábado nos conjuntos Santa Catarina e Panatis

Destaque e porta-bandeira da banda marcial do Operacional
O desfile cívico do Colégio Operacional, movimentou os conjuntos Santa Catarina e Panatis, na Zona Norte de Natal. A escola da que tem como tradição fazer um evento pomposo neste período que marca a data da independência do Brasil, está em sua 6º edição, e para este ano trouxe como tema: "Conhecimento e atitude preservando o nosso futuro". O desfile começou às 15h e foi até às 17h30.
Dividido em várias alas, a escola trouxe para reflexão, a questão da preservação do solo, ar e água. Também não esqueceu o meio ambiente e o cuidado que devemos ter para com os animais.
Crianças portando bandeira, painéis gigantes alertavam a população para a construção de um mundo de paz, de harmonia e de preservação. Bandas musicais, carro e som e fogos de artifícios anunciavam que alguma coisa diferente estava acontecendo nos bairros e assim os moradores saiam as calçadas para ver o desfile passar.
Veja diversas fotos do evento clicando no link abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Festas-populares-no-RN/485786984859845?ref=tn_tnmn&sk=photos_stream&tab=photos_albums

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Gutemberg Costa critica gestores público do RN por falta de atenção a cultura popular

Fazer cultura popular é para quem nasce com ela no sangue
O presidente estadual da Comissão de Folclore Gutemberg Costa fez duras criticas ao descaso dos gestores potiguares para com o folclore, na abertura da Semana de Cultura do Sesc da Zona Norte de Natal. O folclorista adiantou que além de muitos gestores não darem atenção ainda tem aqueles que nomeiam apadrinhados que se metem em fazer cultura popular, quando na realidade não tem a cultura no sangue. O que eles querem mesmo é o cheque no final do mês. Quando o cheque não chega, eles abandonam a cultura. Gutemberg explicou que é até bom mesmo que eles desapareçam para que seja separado o joio do trigo.
Gutemberg ensinou que para gostar de cultura popular, tem de gostar de gente, de estar onde o homem popular se reúne. "Eu costumo ir as feiras pelo menos uma vez na semana. Como nas barraquinhas, o beijo, a tapioca, o pé de moleque", E adianta, "isto não faz mal a ninguém, o que está matando as pessoas são os produtos químicos e conservantes encontrados nos produtos industrializados".
Para Gutemberg Costa entrar neste seguimento é para quem ama a cultura. Tudo o que os grupos culturais querem é que sejam dadas as mínimas condições para que eles possam continuar mantendo seus grupos. "Os artistas populares fazem por amor, porque gosta da coisa, mas tem gente que acha que a coisa dá dinheiro aí eles quebram a cara", explicou.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Última etapa da Mostra Sesc de Artes e Cultura acontece nesta semana no Sesc do Santa Catarina na Zona Norte

Amanhã (26) acontece a dança do Boi de Reis do Bom Pastor
De 26 a 29 de agosto, a Mostra Sesc de Arte e Cultura chega ao Sesc Zona Norte (Rua: Paranduva, s/n. Santa Catarina), com uma intensa programação cultural. Serão quatro dias, com atividades pela manhã, tarde e noite, incluindo apresentações de grupos folclóricos, balé do Sesc Zona Norte, lançamento de livro, apresentações culturais de escolas convidadas, ações formativas de dança, música e teatro, exposição de mamulengos, feira de artesanato e shows com Caio Padilha e Artur Soares.
A abertura da programação será com um bate-papo com personalidades da cultura popular, como Daliana Cascudo (presidente do Instituto Câmara Cascudo); Gutemberg Costa (presidente Estadual da Comissão de Folclore). Toda da programação é gratuita e aberta ao público.

Mostra Sesc de Arte e Cultura - Lançado no dia 30 de julho, na sede da Fecomércio RN, a Mostra Sesc de Arte e Cultura, é mais uma iniciativa da instituição de fomento à cultura potiguar. A programação contemplou Natal, Mossoró, Caicó, Pipa, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Cruzeta, Currais Novos, Nova Cruz e Assú.
A programação começou antes mesmo de agosto, ainda no dia 31 de julho, tivemos a apresentação do projeto “Sonora Brasil”, com o show do grupo Quarteto Belmonte, no Teatro Eliseu Ventania, em Mossoró. 
Serviço:  O quê? Programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura no Sesc Zona Norte
Quando? 26 a 29/08/14
Onde? Sesc Zona Norte. Rua: Paranduva, s/n. Conjunto Santa Catarina.
Consultar horários e programação no www.sescrn.com.br
Programação gratuita e aberta ao público


domingo, 24 de agosto de 2014

Rocas goleia Atlético por 6 a 1 e conquista antecipadame primeiro truno do campeonato sub-17 do Niterói

Danilo desloca goleiro do Atlético e fecha placar: 6 a 1
A equipe "10 na bola, 10 na escola, das Rocas, goleou o Clube Atlético Potiguar (CAP) por 6 a 1 e conquistou, antecipadamente, o primeiro turno do campeonato de futebol sub-17 do Centro Desportivo do conjunto Niterói. A partida aconteceu na tarde deste sábado (23) no campo Mathião, que fica no bairro do Pajuçara, Zona Norte de Natal.
Jogando um futebol veloz, e explorando as laterais esquerdas e direita, os meninos das Rocas não encontraram dificuldade em chegar ao gol do adversário.
Depois de terminarem o primeiro tempo com três gols de vantagem, a equipe alvo azulina manteve o mesmo ritmo, o que minava qualquer reação do rubro negro. Depois de abrir o placar em 4 a 1, o treinador do time das Rocas resolveu fazer várias substituição para poupar os meninos para a próxima etapa da competição e também dá oportunidade a outros atletas que estavam no banco. Entre os jogadores que saíram estava os goleadores Novinho e Livinho, que haviam marcado gols na partida.  Daniel, marcou o gol de honra do Atlético.
Faltando menos de 5 cinco minutos para o termino da partida, o Atlético foi todo ao ataque. A bola foi roubada pela zaga do time das Rocas e num contra-ataque rápido, a bola chega até os pés de Danilo, que desloca o goleiro do Atlético e fecha o placar do jogo: 6 a 1, no Mathião.

Mais fotos e lances do jogo e do que acontece no futebol amador, ckick no link abaixo:
 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.277333759126964.1073741914.160565340803807&type=3&uploaded=17
Mesmo empatando na estréia, por 2 a 2 contra o Dunas,  o projeto "10 na escola, 10 na bola" fez uma campanha brilhante no primeiro turno.
Na segunda partida do campeonato, o time das Rocas goleou o Natal por 3 a 1 e depois batia a fortissima equipe do IDFH por 1 a 0.
Na última partida do turno, o time das Rocas demonstrou total supremacia no jogo e goleou o Atlético Potiguar por 6 a 1.
Os outros resultados do turno foram IDFH 2 a 0 Atlético; IDFH 1 x 0 Dunas.
Na terceira rodada, Atlético 1 a 0 Dunas e Natal 0 x 0 IDFH. Natal 4 a 0 Atlétio e Dunas x Natal.
Mais fotos do jogo e do que acontece no futebol amador na zona norte, clicar no link abaixo: 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.277333759126964.1073741914.160565340803807&type=3&uploaded=17

domingo, 10 de agosto de 2014

Palmeiras vence clássico do Nova República por 2 a 0 e assume a liderança no Centro Desportivo do Soledade II

MASTER - Jogo entre Amigos e Barcelona no domingo
Palmeiras levou a melhor no clássico do Nova República, e vencendo o Castelo Branco por 2 a 0, sábado à noite, pelo campeonato de novos do Centro Desportivo do Soledade II. Com a vitória, o time alviverde assumiu a liderança da competição, com 14 pontos ganhos, pondo um ponto a frente do vice-líder o São Caetano, que tem 13. O Palmeiras de Nova República também tem um bom saldo de gol, ou seja, ele está agora com 15 positivos, três a frente do São Caetano (12).
No outro jogo da noite, os Meninos da Vila bateram o Atlético Pompéia por 2 a 1. A vitória, mesmo suada foi significante para o time alvinegro, pois agora ele chegou aos 13 pontos, empatando com  o vice-líder em número de pontos ganhos (13), mas perdendo apenas no saldo de gol que é igual ao número de gol marcado.
No domingo pela manhã teve a rodada dos veteranos, onde jogaram Amigos e Barcelona (foto).
Mais foto do jogo e do que acontece no futebol amador na zona norte, clicar no link abaixo:  https://www.facebook.com/pages/Esporte-Amador-da-Grande-Natal/160565340803807?sk=photos_stream&tab=photos_albums