Vida natural

domingo, 23 de junho de 2013

Campinho de Centro Desportivos precisam receber melhorias de bairro

Nova Natal: tábuas improvisam banheiro para torcedores
Diferente do abandono do Complexo Esportivo do Gramoré, cinco Centro Esportivos de Natal  (Rocas, Soledade II, Deix-Sept Rosado, Nova Natal e Santa Catarina) estão sendo bem cuidados, graças aos esforços dos desportistas. Mesmo sem recursos, eles fazem todo sacrifício e os desportistas lamentam que a administração municipal não dê maior atenção.
Na realidade, se existe um espaço público que realmente vem funcionando em Natal, são os Centros Esportivos. Ele mantém campeonato com data fechada durante todo o ano e mais, realmente com gestão participativa. Reuniões ordinárias, cumprimento de estatutos e votação coletiva.
Mas, como os recursos financeiros são escassos e não existem verbas públicas para manutenção, os centros funcionam graças a relação de amor que seus organizadores tem com o futebol. A Secretaria de Esportes pagam a água e a luz. As demais despesas são custeadas pela organização do centro. Como as pessoas envolvidas com o futebol são de baixa renda, eles tentam patrocínios, em sua maioria familiares e amigos de atletas. São pequenas ajudas que mal dão para pagar o trio arbitral e pequenas despesas para a realização das partidas, compras de premiação (medalhas e troféus). Os clubes filiados entram com taxas de inscrição. Pequeas manutenção são feitas com ajuda de atletas e familiares.
Reformas e ampliação são obras praticamente impossíveis. O de Nova Natal o presidente Leondas está fazendo campanha para construir um alambrado. A proposta é que quem queira construir o alambrado, o metro construído, terá direito de ser posto publicidade. Manutenção do gramado e vigilância é feita por um desportista voluntário. "Ele é uma pessoa pobre e sempre faço um jeito de dá alguma ajuda. Organizei três peladas para terceira idade e o dinheiro arrecadado é pago a ele", explioca. Neste mês,devido os festejos juninos, foram podadas algumas árvores. Então Leondas disse que ele poderia fazer algumas fogueiras e vender. O dinheiro arrecadado seria do zelador voluntário.
BANHEIRO - O Centro de Nova Natal dispõe de banheiro para as duas equipes e arbitragem, mas não ao público. Assim, foi improvisado no canto do campo, um banheiro a base de maderite.
Leondas, assim como Henrique das Rocas, reconhecem a necessidade da construção de complexos esportivos, mas argumentam que este dinheiro seria muito mais bem aplicado se investisse neste centros amadores. Afinal eles movimentam a comunidade, são bem cuidados e estão protegidos do vandalismo.
Os campinhos dos Centros Desportivos necessitam de lances de arquibancadas, construção de banheiros, melhoria de iluminação. Os presidentes argumentam que poderiam ser construídos pracinhas, academias de terceira idade. Enfim, tudo que estivesse ligado ao esporte e lazer.

Crianças improvisam campinho e praçinha ao lado do Complexo Esportivo do Pajuçara

Acima, crianças capinando, ferrugem lixo e mato
Jovens e crianças dos conjuntos  Pajuçara, Nova Natal e Gramoré vivenciam usa situação paradoxal. Mesmo tendo a sua frente um espaço público de encher os olhos, eles não podem usar e para jogarem futebol improvisaram uma pequena área que fica entre o complexo e a Avenida das Fronteiras.
Capinaram a área, fincaram pneus para servir como divisa e estão plantando árvores. "A gente quer brincar ali dentro, mas não tem ninguém para a gente pedir. Se entrar os policiais correm atrás da gente. Se eles deixassem a gente limpava", diz J.M.A um menor que estava limpando a área no momento em que estava fazendo as fotos. Sentado e as costas de J.M.A está o complexo esportivo e cultural, com parquinhos, quadras esportivas, banquinhos e pracinhas. Mas, sem uso o ferrugem corroi e o mato cresce encobrindo tudo que está a sua frente.

Acumulo de lixo e ferrugem corroe o abandonado Complexo Esportivo e Cultural do Pajuçara

Um exemplo de complexo esportivo é o que foi construído há cinco anos em Pajuçara. Acontece que esta obra está totalmente abandonada. Sem uma pessoa para cuidar, pelo menos é o que tem revelado populares que residem nas proximidades, o matagal está tomando conta do espaço. A ferrugem corroendo os ferros e lixo é jogado em suas proximidades.
Não sem dúvidas de que, se fosse bem utilizado, a obra teria uma relevância social muito grande. É um verdadeiro complexo esportivo e cultural de encher os olhos. Anfiteatro, pracinhas, quadras, rampas para skate, parques infantis, praças para Kooper, acesso inclusivo, lixeiras em pontos estratégicos e uma iluminação perfeita.
Mas, além de abandonado, os moradores não tem acesso, a não ser que invadam,como as vezes fazem alguns jovens. Outros, menos "afoitos", carpinam áreas em sua volta para jogarem futebol.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Brasil Novo, Lagoa Azul e Nossa Senhora da Apresentação vão ganhar centros esportivos

Ministro de Esporte, Carlos Rabelo e  prefeito Carlos Eduardo
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu em Brasília com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e garantiu recursos para a construção de dois Centros de Iniciação Esportiva (CIES) na cidade. O secretário municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo, Luiz Eduardo Machado, explicou que esses centros são verdadeiros complexos esportivos, possuindo quadra poliesportiva, diversas salas e equipamentos para a prática de modalidades olímpicas como karatê, judô, esgrima e ginástica.

Luiz Eduardo Machado disse que a Secretaria solicitou a construção de quatro desses centros nos bairros Nordeste, Nossa Senhora da Apresentação, Brasil Novo e Lagoa Azul, mas o Ministério do Esporte só garantiu os recursos para a construção de dois, em local a ser definido pelo próprio órgão federal. No mês de maio, o secretário irá a Brasília para se reunir com a equipe do ministério para conhecer quais locais foram escolhidos.

O secretário também contou que na audiência de que o prefeito Carlos Eduardo participou nesta semana, acompanhado da vice-prefeita Wilma de Faria, o Ministério do Esporte sinalizou positivamente com a liberação de recursos para a recuperação de algumas praças esportivas da capital potiguar. Ele informou que a Secopa está finalizando a elaboração dos projetos de reforma até o meio da próxima semana para levar ao conhecimento do prefeito Carlos Eduardo. Depois da aprovação do chefe do executivo municipal, o secretário Luiz Eduardo vai apresentá-los aos técnicos do Ministério do Esporte.

Depois de tantas noticias boas vindas de Brasília, o titular da Secopa lembrou que a reforma do Palácio dos Esportes vai entrar numa nova etapa em breve. O projeto físico da recuperação já está pronto, mas ainda falta receber o orçamento do projeto elétrico. A secretaria municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) é a responsável pela elaboração do estudo que deve ser entregue até o final da próxima semana. De posse desse documento a licitação será feita. Toda a estrutura elétrica e hidráulica do ginásio será trocada, assim como o piso. O Palácio irá receber um piso olímpico de alta qualidade. O projeto também prevê a construção de um estacionamento na frente do equipamento esportivo que contará com vagas exclusivas para os portadores de necessidades especiais. Serão aplicados na reforma e modernização do Palácio dos Esportes recursos na ordem de R$ 1,150 (Hum milhão e cento e cinqüenta mil reais). O dinheiro já está na Caixa Econômica Federal.

ADP e Esperança fazem sábado a final do primeiro turno do campeonato de futebol das Rocas

SEMIFINAL - Jogo em que ADP venceu o AASS: 1 x 0
Associação Desportiva Petrópolis (ADP) e Esperança de Mãe Luisa são os dois finalistas do campeonato do Centro Desportivo das Rocas. As duas equipes chegaram a final depois de derrotarem seus adversários nas semifinais que aconteceram sábado passado no senador João Câmara.
Como vem acontecendo desde o início da competição, os confrontos tem sido bastantes disputados, com os times vencedores com placar apertados. Assim também foi na semifinal. O ADP venceu o AASS pelo placar mínimo (1x0). Da mesma forma aconteceu com o Esperança de Mãe Luisa bateu o Internacional do Paço da Pátria também pelo placar mínimo.
Ao chegar a final, o Esperança é vem sendo a grande revelação do campeonato. Equipe nova, estreante no centro desportivo, o time se apresenta com um dos clubes amadores mais organizado. Também tem se destacado por levar um bom público ao estádio. Pelo visto, a torcida do Esperança deve fazer uma grande festa sábado. Já o ADP é uma equipe experiente e quer vencer o turno rumo a conquista do campeonato de 2013.
No sábado acontecerá apenas a decisão oficial entre ADP e Esperança, às 15h45. Antes, acontecerá um amistoso entre os jogadores veteranos das Rocas.

domingo, 16 de junho de 2013

Quem vai para o Dunas? Desta vez a vítima foi o Vasco de Massangana: 4 a 0. Equipe se isola com 18 pontos

CERCADO - Jogador do Vasco sofre para armar jogada
Quem vai parar o Dunas? Esta é a pergunta que corre entre os desportista do conjunto Soledade II. Líder isolado e invicto, o Dunas atropelou neste domingo nada menos do que a forte equipe do Vasco de Massangana, que era uma séria candidata ao título, mas viu seu sonho cair por terra. A partida aconteceu nesta manhã no Formigão e a vitória foi pelo elástico marcador de 4 a 0. Agora, o time do Dunas soma 18 pontos e se distanciou 5, do União, segundo colocado na tabela.
Entrando em campo determinado a vencer para continuar sonhando com o título, o Vasco de Massapngana até parecia que iria fazer uma partida párea. Ainda fez algumas investidas, mas findou tomando um gol, através de Nilsinho. O jogo continuo equilibrado até o final do primeiro tempo, mesmo com o Dunas em vantagem.
No segundo tempo, as duas equipes voltam a campo debaixo de um sol causticante. Mas, o Dunas faz vista grossa para o calor e vai todo ao ataque. Numa bola lançada para a área do Vasco, Marciano leva a melhor e faz o segundo gol da manha.
Em desvantagem no placar em 2 a 0, a equipe de Ceará Mirim ainda tenta encontrar forças. O meio de campo, como mostra na foto acima, tenta armar jogadas, mas encontra um adversário bem plantado, não conseguindo avanços concretos. Enquanto isto, nem o sol, nem a idade, tira o fôlego da equipe do Dunas, que continuar sufocando o Vasco, até que Sandro faz 3 a 0 e Marciano volta a marcar ampliando o marcador e o seu número de gols na artilharia. São 10 ao todo até o momento.

Castelo Branco vence fácil partida contra o Amigos no Soledade pelo campeonato do master

FECHANDO - o placar, Mama fez 3 a 1 no Formigão
O Castelo Branco conseguiu mais uma vitória no campeonato de master do Centro Desportivo do conjunto Soledade II. Desta vez, foi de virada, depois de estar perdendo por 1 a 0. A vitóira foi em cima do Amigos, por 3 a 1, na primeira partida da rodada deste domingo (16/06) no Formigão.
A equipe de Cocão entrou em campo disposto a vencer, mas foi surpreendido ainda no primeiro tempo. Em seguida a equipe se armou, arrancou o empate e, posteriormente virou e ampliou o marcador no finalzinho do segundo tempo através de um contra-ataque rápido. A bola foi lançada em direção a pequena área, e o zagueiro Mama, como um foguete, apareceu no meio da zaga do Amigos para mandar a bola para o fundo dos barbantes do goleiro Alexandre.